O superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana (pai do governador Camilo Santana)- de branco, recebeu jornalistas para apresentar o Observatório (Fotos: Jocélio Leal)

Fortaleza – O superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, define o Observatório de Fortaleza como um hub de conhecimentos sobre a Cidade.  Na prática, junta as diversas informações que há sobre Fortaleza, em termos estatísticos e de políticas públicas, além de pesquisar e gerar estudos também.

Visite o Observatório por aqui.

Hoje de manhã, Eudoro recebeu um grupo de jornalistas para mostrar a sede, onde antes funcionava a extinta loja Milano, na Praça do Ferreira, no Centro.

O prefeito deveria ter ido, mas foi ao encontro do pai dele, o ex-reitor da UFC, Roberto Claudio Frota Bezerra, em tratamento médico. Está na agenda de RC  inaugurar o Observatório hoje (8/12) às 15 horas.

O Observatório será como um ambiente de apresentações para o trabalho de planejamento e compilação de dados.

Há jogos interativos e muitas telas com imagens de Fortaleza ao longo da história. Chama a atenção como a mancha urbana avançou tão rapidamente nos últimos 30 anos.

A ocupação indevida pelo comércio de rua é uma cena do cotidiano do Centro da Cidade

O comércio de ambulante não tem nada e chega a ocupar a caixa da rua

Chegar até o prédio do Observatório exige driblar a ocupação indevida de vendedores nas ruas do Centro. O Observatório acaba sendo uma ilha, a exemplo do belo Cine-Teatro São Luiz, ao lado. A Prefeitura não demonstra nenhuma disposição para devolver o passeio aos pedestres.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles