Pelo menos 12 empresas do setor automotivo treinam seu pessoal no Senai Ceará (Foto: Aurélio Alves- Especial para O POVO)

Fortaleza – Os alunos egressos do Senai Ceará têm 100% da preferência das empresas. São oriundos dos cursos técnicos de nível médio. O resultado foi apontado pela pesquisa nacional “Acompanhamento de Egressos do Senai”, tomando por base informações dos anos 2015, 2016 e 2017.  A meta mínima nacional é de 95% de preferência das empresas pelos estudantes da instituição.

A pesquisa é realizada pelo Senai nacional junto com os Senai de cada Estado.  Há três categorias de informantes: concluintes – alunos em fase de conclusão de curso; egressos – alunos formados entre 6 e 12 meses; e empresas – representadas por gestores de ex-alunos ocupados na área de formação.

Ao todo, mais de 220 mil entrevistas.

Montadoras formam no Ceará

Em setembro de 2017, O OVO mostrou que, em vez de levar profissionais para as suas matrizes brasileiras, sobretudo em São Paulo, as montadoras optam por treinar mecânicos mais perto das concessionárias.

No Norte e Nordeste, o Ceará é a principal referência. São cerca de 10 empresas. Veja a lista.

Os alunos vêm, sobretudo, de estados do Norte e Nordeste. Mas há casos de mecânicos do Centro-Oeste e até do Sul. Eles ficam em média uma semana em aulas téoricas e práticas.

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles