O empresário Jorge Paulo Lemann, fundador da Ambev (Foto: Felipe Rau- Estadão Conteúdo)

São Paulo – A Cervejaria Ambev, dona de Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser e Stella Artois, lançou quatro novas metas socioambientais para serem alcançadas até 2025. São compromissos definidos pela AB InBev globalmente. Eis os quatro pilares:

  • Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.
  • Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
  • Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.
  • Embalagem Circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.

O anúncio marca também o lançamento da 100+, nova plataforma socioambiental da AB InBev. Estão sob o mesmo guarda-chuva ações antes divididas em três pilares – um mundo mais saudável, limpo e em desenvolvimento.

A plataforma propõe ações de impacto positivo para fora dos muros da cervejaria pelos próximos 100 anos e outros.

No ano passado, a cervejaria  declarou investimento de cerca de R$ 1 bilhão em ações que contribuíram para a superação das metas anunciadas em 2013 para serem alcançadas até 2017. No rol, tecnologias de reutilização de efluentes, a substituição de refrigeradores por modelos mais sustentáveis, além de medidas de proteção de mananciais e a diversificação da matriz energética, privilegiando o aumento de fontes limpas.

Gestão da Água

A água está no centro das ações de sustentabilidade. A água AMA, por exemplo, destina 100% do lucro a projetos de acesso à água na região do semiárido. O produto, primeiro negócio social desenvolvido por uma grande empresa no Brasil, já arrecadou declarados mais de R$ 1,4 milhão para a causa. O Ceará e o Piauí são atendidos. Ao todo, 6.660 pessoas de nove comunidades são beneficiadas.

Embalagem Circular

Desde 2014, a Cervejaria Ambev instalou mais de 900 máquinas de coleta por todo o País. No ano passado, coletaram mais de 100 milhões de vasilhames. Hoje, diz a empresa, uma em cada 4 garrafas vendidas nos mercados já é retornável. Outro impacto determinante é a fidelização.

No Rio, a Ambev Vidros produz garrafas de vidro a partir da reciclagem de cacos. Metade da matéria-prima utilizada na unidade são cacos de vidro.

A multinacional brasileira tem sede em São Paulo e está presente em 18 países. No Brasil, são mais de 32 mil pessoas trabalhando na companhia.

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles