Blog do Jocélio Leal

Honda muda produção para fábrica pronta e fechada

Honda Fit será o primeiro modelo a ser montado na fábrica nova (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Honda vai por em operação a fábrica em Itirapina (SP) no próximo ano. Ao mesmo tempo, vai deixar de fabricar automóveis na unidade de Sumaré (SP).

A fábrica de Itirapina estava pronta há dois anos, mas fechada por conta da crise. Em Sumaré, vai produzir motores e outros componentes para os modelos que passarão a ser montados na nova planta. Toda a mudança só deverá estar concluída em 2021.

Além da produção de motores e componentes, Sumaré fará desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda.

Junto com o anúncio da mudança, a japonesa divulgou uma análise de conjuntura.  Avalia que apesar da recente recuperação, as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado anteriormente. “Com base no cenário atual, será preciso fortalecer a estrutura de produção de automóveis para garantir a sustentabilidade do negócio para o futuro”.  

É equipada, conforme a Honda, com tecnologia mais atualizada. Fala em ganhos de sustentabilidade. Um exemplo é o processo de pintura a base d’água que, aliado ao uso de menor quantidade de tinta, é menos poluente, garantindo a mesma qualidade no acabamento.

A capacidade produtiva nominal é de 120 mil unidades por ano, em dois turnos.O primeiro modelo a ser feito na nova unidade será o Fit. Os funcionários de Sumaré serão transferidos para Itirapina.

A Honda está há 46 anos no Brasil, mas só há 20 fabrica automóveis.

 

Recomendado para você