Fortaleza – O anúncio estava marcado para o último dia 25 de abril. A chilena Latam iria apresentar junto com o Governo do Estado novos voos nacionais e internacionais. Oficialmente, o adiamento foi por choque de agenda do governador. Nada disso. O Governo agiu como diplomata nos bastidores para que a Latam adiasse para depois do início do Hub da Air France KLM- Gol, inaugurado ontem (3).
A data ainda não foi definida. Quando houver, deve ser revelado o aumento de 32 para 40 voos domésticos por dia em um ano e para 50 em dois anos, via Aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza. Já as rotas internacionais passariam de uma para cinco no período. O POVO apurou que os novos destinos são Londres, Madri e Joanesburgo. Em julho, a empresa também terá voo para Orlando. A companhia negou.
Questionada sobre o motivo do adiamento, a Latam dissera ao O POVO que “o evento com o Governo do Estado do Ceará inicialmente agendado para o dia 25 de abril em Fortaleza (CE) será transferido para nova data a confirmar”. A companhia destacara que a troca de datas foi razão exclusiva do Governo.
Em verdade, o Palácio da Abolição agiu para não tirar o foco do lançamento do Hub da concorrente. A Latam já havia “maltratado” demais o Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco com aquele “leilão” para decidir o Hub chileno. Veio o trio concorrente e marcou.
Em tempo: pesou o trabalho do Governo para a vinda do Hub? Sim. Na festa de comemoração, noite de ontem (3), o governador Camilo Santana (PT) fez questão de mencionar os secretários Arialdo Pinho (Turismo) e César Ribeiro (Desenvolvimento). De todo modo, a escolha foi de caráter técnico e objetivo.
A LATAM desdenhou da incrível determinação e capacidade de articulação do Governo do Estado e sua equipe, no sentido de conseguir para o Ceará, esse empreendimento, que deverá mudar radicalmente em poucos anos, todo o panorama econômico e importância geoestratégica do nosso Estado.
É mais fácil ter um Santiago/Fortaleza e um Lima/Fortaleza (ou Buenos Aires/Fortaleza) (todos hubs da LATAM) conectando em Fortaleza para os voos de Miami, Orlando e um para a Europa (Madrid – Hub da One World, aliança da qual a LATAM faz parte), além de outros destinos nacionais. Africa do Sul e Reino Unido poderiam ficar para uma segunda etapa.
Caro
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Graças ao Temer que agilizou a privatização do Aeroporto. Camilo Santana se apropria de algo que não fez. Oportunismo.
Governo do Ceará esta corretíssimo, estes chilenos que absorveram a Tam, esta acabando com a filial Brasileira, este consórcio Gol,KLM e Air France, foi mais rápido e muito mais interessante.