O economista Cláudio Ferreira Lima (Foto: Fco Fontenele- O POVO)

Fortaleza – O jornalista Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, escreveu um post primoroso sobre o economista Cláudio Ferreira Lima, cujo sepultamento ocorreu na manhã deste domingo, em Fortaleza. Leia a seguir:

Morreu Claudio Ferreira Lima.
Um cearense notável. Pensou o Ceará com paixão e rigor.
Leu bem a trajetória do nosso povo e a tênue civilização que construímos no semiárido.Era um homem afável.
Nunca lhe ouvi elevar a voz.
Sensível.Apoiou com sinceridade e verdade interior todas a lutas culturais.Generoso. Dominava como poucos a bibliografia sobre nosso Estado e não acumulava conhecimento como forma de poder.Tinha uma paciência quase infinita com os jovens para lhe transmitir uma informação,Indicar uma leitura.
Probo. Honesto. Limpo. Era um homem de uma dignidade sem afetação e sem falso moralismo.
Sofisticado. Entendia como os mecanismos econômicos passaram a ser controlados pelo conhecimento e a urgência de colocar milhares de nossos jovem nesse novo mundo.
Humilde. Resistia com resignação a inversão de valores da nossa elite ignara e nunca reclamou das poucas homenagens que teve em vida.
Enfim, um homem de quem me orgulho de ter convivido e amado.
Fico revoltado como nessa província sem eira nem beira pouco reconhecem nossos verdadeiros heróis.
Claudio, meu pai Edgar Linhares, Lauro de Oliveira Lima, Luiza Teodoro, Evaristo, Augusto Pontes, Ariosto Holanda,Democrito Dummar
Hyperides Macedo, Eudoro Santana, Diatahy Bezerra de Menezes.
Eles formularam hipóteses.Traçaram caminhos.Procuraram entender nosso passado.Inventaram o Ceará contemporâneo.
Esses, sim, foram os verdadeiros pais fundadores do que chamamos de Ceará moderno e não esses ídolos do dinheiro que dão nomes a todas as praça e viadutos da cidade.
Descanse em paz, meu amigo. Que a terra lhe seja doce.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles