Fim de tarde no Cumbuco, praia de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (Fotos: Jocélio Leal)

Rio de Janeiro – Engano achar que o Airbnb, a plataforma global de aluguel de imóveis por temporadas, seja coisa de garotos apenas. A empresa diz que o crescimento do uso entre seus usuários com 60 anos ou mais cresceu muito: de setembro de 2017 a setembro deste ano, o crescimento declarado foi de 93% no número dos viajantes desta faixa etária.

Este é o perfil de hóspedes que mais cresce. O crescimento no Brasil também é maior do que o da média mundial da plataforma nesta faixa etária, de 66%.

Outro dado: os anfitriões brasileiros com 60 anos ou mais são o que melhor recebem, conforme as notas dadas por hóspedes. Vigorosos 85% de avaliação cinco estrelas.

A maioria deste grupo de anfitriões é formada por mulheres (57%). Os anfitriões seniores também ganham mais anualmente: R$ 6 mil, enquanto a renda anual dos anfitriões típicos de todas as idades é um pouco menor,  R$ 5,5 mil.

Viagens domésticas lidera entre os brasileiros acima de 60

Os viajantes seniores preferem viajar em grupos – de família ou amigos – e fazem viagens mais longas do que outras faixas etárias: mais de cinco dias nos destinos domésticos e oito dias fora do País. As viagens domésticas lideram com 53% das reservas. Veja as três mais:

Ranking nacional

São Paulo (30%)

Rio de Janeiro (26%)

Florianópolis (13%)

Ranking internacional

Portugal (34% – Lisboa e Porto com destaque)

Itália (16%)

Para onde estrangeiros vão no Brasil

Para os chamados viajantes seniores estrangeiros que vêm ao Brasil, a cidade do Rio é a campeã, seguida por Florianópolis.

Entre viajantes seniores de todas as nacionalidades, as cidades que registraram o maior crescimento em reservas nos últimos 12 meses foram Balneário Camburiú (SC); Santos (SP); Foz do Iguaçu (PR); João Pessoa (PB); e Belo Horizonte (MG).

Até 2027, o Brasil terá mais de 37 milhões de pessoas acima dos 60 anos, segundo estimativas do IBGE. Assim, o Brasil será o sexto no mundo nesta faixa etária.  O Airbnb tem identificado que os brasileiros acima dos 60 anos estão buscando cada vez mais aproveitar a vida e incluir atividades de lazer em sua rotina, inclusive com gastos maiores do que quando mais jovens.

Ceará cresce acima do Brasil

Em agosto, o Blog mostrou que, na comparação 2018-2017, o Ceará cresceu 114%, contra 77% do Brasil. Metade na Capital, metade nas praias de fora. Em números absolutos, 83.360 chegadas de hóspedes. O aplicativo tinha em agosto cinco mil anúncios do Ceará.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles