Canvas: segundo lugar na categoria estudante da 4ª edição foi criado por alunos da UFC, sob orientação da professora Márcia Cavalcante (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Saint-Gobain prorrogou as inscrições para a sexta edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. Profissionais e estudantes de arquitetura têm até esta quarta-fera (28) para se cadastrar aqui. Os projetos podem ser enviados até 5 de dezembro.

Na categoria Estudante na 4a edição, o Ceará ganhou o segundo lugar com o projeto edifício Canvas, de autoria de Bruno de Paiva y Raviolo com equipe Paulo André Frota Cavalcante e Vitor Silveira Breder Rocha da Universidade Federal do Ceará e orientação da professora Márcia Gadelha Cavalcante.

O Canvas era um projeto de edifício residencial multifamiliar do tipo torre associado a um espaço de escritórios em Fortaleza. Na descrição do projeto, o paradigma de integração bioclimática entre edificação e meio ambiente como forma de trabalhar os conceitos de sustentabilidade, conforto e eficiência energética.

Falava em proporcionar maior vitalidade urbana para a cidade, com mais interações sociais, combatendo segregação espacial, bairros monofuncionais e grandes distâncias dos percursos urbanos. Foram adotados: sistema de reuso de águas pluviais, horta urbana na cobertura do edifício, painéis fotovoltaicos, uso misto de solo urbano, entre outros elementos de sustentabilidade.

Categorias e premiações

Na categoria Profissional, modalidades Projeto e Edificação, podem ser inscritos projetos voltados para construções Residenciais, Comerciais ou Institucionais. O 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável também é uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso para um júri especializado.

Eles podem concorrer individualmente ou em equipe. Também é possível participar com outro projeto desenvolvido durante a graduação ou especialmente para o Prêmio, que esteja de acordo com o regulamento.

As premiações somam mais de R$ 300 mil e vão selecionar 25 projetos vencedores nas duas categorias. Entre todos os 70 finalistas, serão ainda escolhidos os Destaques em Conforto, Inovação e Sustentabilidade.

E, entre os vencedores, o Melhor Projeto da Edição será contemplado com uma viagem internacional com acompanhante. O resultado será anunciado em março de 2019, durante a Expo Revestir, em São Paulo.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles