Linha de ônibus em fase de testes que aceita apenas pagamento eletrônico (com vale transporte, bilhete único ou carteirinha de estudante com crédito) começou a funcionar em Fortaleza (Foto: Mateus Dantas – O POVO)

Fortaleza – Em meio aos protestos dos trabalhadores do setor, por conta da implantação das catracas sem cobrador, as empresas associadas ao Sindiônibus ampliarão o programa de financiamento de retirada de CNH aos cobradores que desejarem se tornar motoristas. 

O Sindiônibus diz que a prática já vem sendo adotada há mais de um ano e atualmente o sistema de transporte de Fortaleza já conta com mais de um mil ex-cobradores atuando na função de motorista.

Leia mais sobre os ônibus sem cobrador aqui

A Federação das Empresas de Transporte (Fetrans), via Senat,  também adotou programa voltado para a formação no início deste ano. Foi o primeiro programa de formação de motoristas exclusivo para cobradores, que inclui o custeio total da CNH.  

Segundo o Sindicato, 175 cobradores ingressaram na primeira turma e a previsão é que mais turmas sejam iniciadas em 2019. Não informou quantas.

Em nota, o Sindiônibus nega ter havido demissões em função da implantação do serviço sem cobrador. O sindicato dos trabalhadores, o Sintro, fala em 100 desligamentos, supostamente motivados pelo novo sistema. Leia a versão do Sintro aqui

“O Sindiônibus pesquisou entre suas empresas e não há demissões ocorridas em função do projeto. Há uma rotatividade histórica próxima a 2% na função de cobrador, por questões corriqueiras como funcionários que recebem outra oportunidade ou incompatibilidade com horários e regras”, afirma a nota.

Diz o sindicato dos patrões que o Sintro recusou convite para elaborar um plano comum com o objetivo de buscarmos mais alternativas para ajudar a encontrar novos caminhos para os que hoje são cobradores e que podem vir a deixar a profissão.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles