A 5Elementos, abriu em 2016 posicionada como a primeira cervejaria artesanal do Ceará, (Fotos: Divulgação)

Fortaleza – O número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cresceu 23% em 2018. Chegou a 889 estabelecimentos e 16.968 produtos, conforme dados do Anuário da Cerveja no Brasil. No ano passado, foram registrados 6.800 produtos, entre cerveja e chope. Foram abertas 210 novas fábricas. Em média, a cada da dois dias, uma cervejaria abriu as portas no Brasil.
As bebidas especiais puxam o crescimento. O  perfil de consumo do brasileiro evoluiu. Há mais consumidores mais exigentes. Hoje, no País, segundo o Ministério, 479 municípios possuem cervejarias, quase 10% dos 5.570 municípios brasileiros.

O Rio Grande do Sul segue na liderança com 186 unidades e crescimento de 31% sobre 2017, seguido de São Paulo, com 165 estabelecimentos, e Minas Gerais, com 115. Nesses estados, houve expansão superior a 30% em relação ao ano anterior. As regiões Sul concentram o maior número de cervejarias: 369, seguida do Sudeste, com 328.

A distribuição das cervejarias registradas no Mapa mostra a forte concentração de cervejarias nas principais regiões metropolitanas das capitais, além dos entornos de cidades, como Nova Lima (MG); Caxias Do Sul (RS); Nova Friburgo (RJ); Sorocaba (SP); Juiz De Fora (MG); Ponta Grossa (PR); Joinville (SC); Petrópolis (RJ); Blumenau (SC);  Ribeirão Preto (SP); Farroupilha(RS): Novo Hamburgo (RS); Aparecida De Goiânia (GO); Pinhais (PR); Santa Cruz Do Sul (RS) e Campinas (SP).

Cerveja Abyssal, da 5Elementos, medalha de ouro na categoria American Style Imperial Stout no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em março de 2018 em Blumenau (SC)

Registro automático

O Ministério diz trabalhar para implantar o registro automático de cerveja e bebidas, previsto na Instrução Normativa 72.

Com a automação nos pedidos de novos produtos, mesmo sem a análise do auditor fiscal federal agropecuário, toda a legislação terá que ser seguida, acompanhada da declaração de conhecimento das exigências relativas a atividade. O ministério elaborou um manual de solicitação de registros.

Não são contabilizados, no total de estabelecimentos, as chamadas cervejarias “ciganas”, que são empresas legalmente constituídas, mas sem estrutura produtiva própria. As chamadas ciganas produzem em cervejarias terceirizadas devidamente registradas no Ministério, cabendo a estas o registro dos produtos. Caso as cervejarias “ciganas”, ou qualquer outra pessoa, queiram abrir uma produtora de cerveja devem realizar o registro de estabelecimento no Mapa, seguindo toda a legislação vigente e os procedimentos.

Não existe definição para micro cervejaria, tampouco para cerveja artesanal e seus correlatos. Portanto, neste levantamento de dados não há como distinguir as cervejarias quanto ao seu porte ou por características de métodos produtivos.

Os procedimentos para registro de estabelecimentos e produtos estão aqui

Tagged in:

, , , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles