Fortaleza – As vendas do comércio varejista comum no Ceará, no quarto trimestre de 2018, apresentaram alta de 0,5% ante igual período de 2017, quando o índice atingiu 1,1%. Com o resultado, em 2018 (janeiro a dezembro) as vendas no Ceará cresceram 2,1%, levando o Estado a ocupar a 15a posição no ranking nacional (incluindo o Distrito Federal).

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC do IBGE analisados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), do Governo do Estado.

O desempenho em 2018 mostra recuperação das vendas do varejo comum. São consideradas 10 atividades, exceto venda de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção -, uma vez que, em 2017, tinham apresentado queda de -1,9%.

Já as vendas do varejo ampliado no Ceará, compostas por 12 atividades do comércio, cresceram, no quarto trimestre do ano passado, 1,3%, percentual abaixo do verificado em igual período de 2017, quando ficou em 6,1%.

No ano passado, o comércio varejista ampliado cearense fechou com alta de 2,7%, maior que o verificado em 2017, quando o índice atingiu 1,9%.

O resultado  fez o Ceará ocupar o 21º lugar dentre os 26 estados e mais o Distrito Federal nas vendas no ano passado, a frente de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Amapá e o Distrito Federal, que, inclusive, apresentou involução, de -2,7%.

Tagged in:

, , , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles