A escolha da tinta está relacionada ao material e ambiente em que ela será aplicada, seja ele interno ou externo (Foto: Divulgação)

São Paulo – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) lança nesta quinta-feira (21) a campanha Tinta de Qualidade. Mira nos consumidores de todo o País com a intenção de direcionar a compra para produtos qualificados pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias.

O Programa analisa as tintas com base nas especificações técnicas do setor, normatizadas pela ABNT, identificando as empresas que atuam em acordo e as que estão em não conformidade. A consulta pode ser feita aqui

As tintas qualificadas são aprovadas em testes de cumprimento de padrões mínimos exigidos pelas normas técnicas no que se refere a poder de cobertura, durabilidade e resistência. Também, diz a Abrafati,  significa que a tinta é produzida com matérias primas de qualidade e de acordo com processos adequados.

A Associação alerta: as tintas não conformes exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto
qualificado da mesma categoria – levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com aplicação e repintura.

O Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias Coordenado pela Abrafati, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades-. Existe para melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PBQP-H foi criado pelo Governo Federal a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o
cidadão, as empresas e o habitat urbano.

Desde a implantação do programa, em 2002, houve um salto: naquela época, cerca de 50% do volume total vendido no Brasil atendia aos requisitos mínimos de qualidade, percentual que hoje está próximo de 90%.

Participam do PSQ – Tintas Imobiliárias 35 empresas, que contam com 48 unidades fabris localizadas em 14 Estados, nas cinco regiões do Brasil. Estas empresas representam aproximadamente 85% do volume total de tintas imobiliárias vendido nacionalmente e, juntamente com outras empresas que produzem dentro da conformidade.

As auditorias do PSQ – Tintas Imobiliárias são realizadas pela Tesis (Engenharia e Gestão de Programas de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação), uma empresa independente credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada como entidade gestora técnica de programas setoriais de qualidade.

Todas as amostras são coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo e avaliadas no laboratório institucional do Programa, localizado no Senai Mario Amato (responsável pelos ensaios de desempenho), e na Ceimic Análises Ambientais. A lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) é atualizada a cada três meses.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles