Blog do Jocélio Leal

Porto Seguro muda Conselho

Fortaleza – Jayme Garfinkel deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro S/A. Foi sucedido por Bruno Garfinkel. A mudança será oficializada na próxima Assembleia Geral de acionistas, dia 31 de maio. Já Ana Luiza Garfinkel passa a fazer parte do Conselho.

Jayme está na companhia desde 1972, quando o seu pai Abrahão comprou a Porto Seguro. Em 1978, com a morte de Abrahão, Jayme assumiu, ao lado de sua mãe, Rosa, o comando da seguradora. A gestão dele teve alguns marcos: a compra da Azul Seguros (2003),  o IPO (2004) e a aliança com o Itaú (2009).

Bruno Garfinkel está no Conselho de Administração há dois anos, desde março de 2017, quando começou a ser preparado para a sucessão.

Roberto Santos, presidente da Porto Seguro desde 2018, após entrar na empresa em 2004. Ele segue no comando da operação.

A fusão entre Porto Seguro e Itaú aconteceu há 10 anos. Na época, a conversa com Bradesco não avançou porque a família Garfinkel não abria mão do controle.

 Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País. Declara-se líder em Seguro Auto e Residência. Tem cerca de 17,5 milhões de clientes, 13,5 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. Opera 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguay – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.