Campanha da Natura usava o mote Chame, em clara menção ao clássico “Chama” da Avon

São Paulo e Londres – A anunciada aquisição pela Natura &Co (B3: NATU3) da Avon Products, Inc. (NYSE: AVP), em uma operação de troca de ações, criando o quarto maior grupo exclusivo de beleza no mundo, indica um momento de consolidação, analisa Célio Fernando Melo, diretor da BFA Investimentos, de Fortaleza.

A união fortalece a escalabilidade e está criando novos gigantes do mercado, lê Célio. “Saúde, Educação, Estética, Tecnologia e Infraestrutura são setores em movimento”, destaca. 

A leitura dele vem na esteira de grandes operações nascidas entre players com ações listadas em bolsa. Duas do Ceará.

Hapvida há pouco mais de uma semana comprou a operadora paulista São Francisco. E Arco Educação anunciou a compra do controle do Positivo. Ambas sujeitas à aprovação pelo Cade, o órgão antitruste do Brasil. Hapvida na B3, Arco na Nasdaq, em Nova York.

Natura é uma empresa com Selo B, que atesta seu impacto social. No comunicado sobre a compra, frisou isto: “ao unir empresas de forte compromisso com a geração de impacto social positivo”.

Fusões e aquisições implicam alguns efeitos colaterais, como desemprego e encerramento da relação com alguns fornecedores. Inevitável?

Célio pondera: “Eficiência traz novos modos de produção, emprego e renda. A tecnologia tirou empregos e trouxe empregos. Vc produzia 10 e então produz 100, mais com menos. Os 100 produzidos geram novo multiplicador de riqueza. Mais pessoas serão alimentadas. A produtividade é o nome do jogo. Ou voltamos à idade da pedra”. Para ele, os efeitos de curto prazo se dissipam no longo prazo.

A combinação cria um grupo de excelência em cosméticos, multimarca e multicanal, e líder na relação direta com suas consumidoras, por meio das mais de 6,3 milhões de Representantes e Consultoras da Avon e da Natura, presença geográfica global, com 3,2 mil lojas, e uma crescente força digital.

Faturamento de Us$ 10 bilhões

Com a Avon, a Natura &Co terá faturamento bruto anual superior estimado de US$ 10 bilhões, mais de 40 mil funcionários e presença em cem países.

A Avon entra em portfólio que já conta com Natura, The Body Shop e Aesop, A Natura aposta na maior capacidade de atender seus diferentes perfis de clientes, em diversos canais de distribuição, expandindo sua atuação para novas regiões.

 A Avon tem tradição de mais de 130 anos, é a principal plataforma de vendas diretas de produtos de beleza no mundo.

“Sempre olhamos para a Avon com respeito e admiração. A Natura nasceu da paixão pela beleza e pelas relações. A união de hoje cria uma força importante no segmento. A venda direta já era uma rede social antes mesmo de a palavra existir, e a chegada da tecnologia e da globalização apenas multiplicou as oportunidades de se conectar com os consumidores de maneira significativa. O modelo de negócios está evoluindo para a venda por relações e o poder da era digital permite que o grupo vá além de fornecer produtos e consultoria, ampliando o empoderamento das mulheres por meio da independência financeira e do aumento da autoestima. Acreditamos que os negócios podem ser uma força para o bem e, com a Avon, ampliaremos nossos esforços pioneiros para levar valor social, ambiental e econômico a uma rede em constante expansão”, afirmou em nota Luiz Seabra, cofundador da Natura.

Presidente fala em grupo global 

Segundo Roberto Marques, presidente executivo do Conselho de Natura &Co, “após as aquisições da Aesop em 2013 e da The Body Shop em 2017, Natura &Co está dando um passo decisivo para construir um grupo global, multimarca e multicanal, orientado por propósito.

“A Avon é uma empresa incrível, uma marca icônica, com colaboradores dedicados e mais de cinco milhões de Representantes que também acreditam no poder das relações. Juntos, aprimoraremos nossas crescentes capacidades digitais, nossa rede social de Consultoras e Representantes e alavancaremos nossa presença global de lojas e marcas diferenciadas, conectando e influenciando milhões de consumidores com diferentes perfis diariamente, tornando nosso grupo único, com uma plataforma formidável para o crescimento.”

“Esta combinação é o começo de um novo e animador capítulo na história de 130 anos da Avon. É um testemunho do progresso de nossos esforços de transformação da empresa, e acreditamos que isso permitirá acelerar significativamente nossa estratégia e expandir ainda mais nossa operação para o canal online. No ano passado, iniciamos uma jornada para fortalecer a competitividade da Avon ao renovarmos nosso foco na Revendedora, simplificando nossas operações e modernizando e digitalizando nossa marca”.

Como ficará o Conselho 

Após a conclusão da aquisição, o Conselho de Administração da empresa combinada será composto por 13 membros, três dos quais serão designados pela Avon. A transação permanece sujeita às condições finais habituais, incluindo a aprovação tanto pelos acionistas da Natura quanto da Avon, assim como das autoridades antitruste no Brasil e outras jurisdições. A conclusão da operação é esperada para o início de 2020.

A Natura &Co foi assessorada por UBS Investment Bank e Morgan Stanley e Avon foi assessorada por Goldman Sachs. Os membros do Conselho de Administração da Avon também foram assessorados financeiramente por PJT Partners.

Sobre Natura &Co

Resultado da combinação entre Natura, Aesop e The Body Shop, a marca corporativa Natura &Co consolida a criação de um grupo de cosméticos global, multicanal e multimarcas, movido por propósitos. Em 2018, a Natura &Co registrou receita líquida de R$ 13,4 bilhões. As três empresas do grupo estão empenhadas em gerar impactos econômicos, sociais e ambientais positivos. Fundada em 1969 por Luiz Seabra, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética, líder no setor de venda direta no Brasil. Fundada em 1976 em Brighton, na Inglaterra, por Anita Roddick, a The Body Shop é uma marca de beleza global que procura fazer diferença no mundo. Criada em 1987, a marca australiana Aesop tem a missão de oferecer um portfólio de produtos superlativos para a pele, cabelo e corpo. Saiba mais emwww.naturaeco.com

Sobre Avon Products, Inc.

Nos últimos 130 anos, a Avon tem representado as mulheres: ao prover produtos inovadores e de qualidade, vendidos principalmente para mulheres, por mulheres. Milhões de Representantes independentes ao redor do mundo vendem marcas icônicas da Avon, como Avon Color e ANEW por meio de suas redes sociais, construindo seu próprio negócio de beleza em um modelo de dedicação parcial ou total. A Avon apoia o empoderamento feminino, o empreendedorismo e o bem-estar e doou mais de US$ 1 bilhão para causas das mulheres por meio da Avon e da Fundação Avon.

Saiba mais sobre os produtos e a empresa em www.avonworldwide.com. #Stand4Her

Tagged in:

, , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles