Parque eólico no Litoral Oeste do Ceará (Fotos: Jocélio Leal)

(Editado em 30/5) Fortaleza – Nesta terça-feira (28), às 10h, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), haverá o  início dos trabalhos, no ano de 2019, do Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC). O Governo define como instrumento técnico e político de planejamento para o desenvolvimento econômico e social dos municípios localizados nas regiões litorâneas do Estado, com garantias de proteção ambiental.

As ações envolvem as regiões da Costa Oeste, Leste e Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana e ocorrerão durante todo o ano de 2019. O Blog apurou que a finalização do processo tem o prazo até fevereiro de 2020.  A Sema pretende conversar com empreendedores do setor imobiliário e turismo para discutir o tema. A Agência de desenvolvimento do Estado (Adece) vai organizar.

“Nós vamos estudar as áreas do litoral, se pode ter hotéis, pousadas ou restaurante, e se a área precisa de recuperação ambiental”, antecipou o secretário Artur Bruno. “Nós vamos escutar a população, levantar atividades econômicas de forma a impulsionar o turismo com sustentabilidade e impactar positivamente sobre a vida das pessoas que vivem no litoral cearense”.

Haverá seminários. O primeiro dia 29 (quarta-feira), em Caucaia, e o segundo dia 30 (quinta-feira), em Aracati. Em seguida será a vez dos municípios de Jijoca de Jericoacoara (4 de junho) e Itapipoca (5 de junho) encerrando essa primeira etapa de encontros. Todos os seminários ocorrerão no horário de 8h30 às 13h.

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles