Movimentação de cargas no porto do Pecém (Foto: Jocélio Leal)

Fortaleza – O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará mostra que na comparação do primeiro trimestre de 2019 com o primeiro trimestre de 2018 ocorreu crescimento. Já na comparação entre o primeiro trimestre de 2019 com o último trimestre de 2018 ocorreu queda.

Ambos os resultados estão na mesma direção do que ocorreu com a economia brasileira no primeiro trimestre de 2019. O resultado será divulgado nesta quarta-feira (19), às 10 horas, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no Cambeba.

Dos três setores que compõem o PIB, agropecuária apresentou o melhor resultado, seguido por serviços e indústria. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Estes utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.

O PIB indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 unidades da Federação.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles