A Diageo chegou a um acordo com a Ypióca,  para adquirir sua marca de cachaça premium, além de parte de seus ativos de produção e distribuição. A aquisição inclui uma destilaria em Paraipaba (CE), uma engarrafadora em Fortaleza(CE)  e um centro de distribuição em Guarulhos (SP).

A aquisição está prevista para ser concluída em até um mês. A Diageo passa, então, a ter sua própria destilaria no país e acrescenta mais 700 funcionários às suas operações no Brasil.

Presente no Brasil desde 1997, a Diageo possui uma coleção de marcas globais, como Johnnie Walker, Sminrnoff, Baileys e outras. A Ypióca ocupa o segundo lugar de participação de valor e o terceiro de volume de vendas no total da categoria.

“O crescimento econômico do Brasil e a expansão do número de consumidores da classe média  oferecem uma grande oportunidade para que a Diageo acelere seu crescimento na categoria de bebidas alcoólicas premium local e internacionalmente”, afirma Randy Millian, Presidente da Diageo América Latina e Caribe.

“É um privilégio para a Diageo adquirir essa marca altamente respeitada,  que carrega o legado da história e cultura brasileira. A transação nos traz a oportunidade única de agregar ainda mais valor aos mais de 165 anos de tradição no Brasil, alavancando nossa bem-sucedida trajetória com Scotch whisky e vodca e fortalecendo a presença da Diageo no país”, acrescenta Millian.

Everardo Telles, presidente da Ypióca, comenta: “Estou muito satisfeito por ter concluído essa transação com a Diageo. Ela garante a trajetória da Ypióca  rumo a um crescimento sustentado e fortes investimentos, bem com a um potencial aumento das exportações.”

No último ano fiscal, encerrado em 30 de junho de 2011, a Diageo Brasil apresentou um crescimento acelerado em volume de vendas, com alta de 23%, impulsionada pelo crescimento de duplo dígito de Scotch whisky e vodca. O faturamento líquido da empresa no país cresceu 27%, influenciado principalmente por Scotch whisky. O Brasil, especificamente com a região Nordeste, é o maior mercado mundial em volume de vendas para Johnnie Walker e Red Label.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles