O publicitário e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Chico Neto passou a missão para os alunos da cadeira Programação Visual do curso de Jornalismo: conhecer mais detalhes das relações entre linguagem verbal e não-verbal, do trabalho de design editorial e da importância da imagem de capa na promoção do produto jornalístico. A revista Época foi utilizada como objeto de estudo.

O desafio era recriar a capa da edição 729. “TED: o fast food do saber” foi a manchete principal.

“O objetivo foi integrar os conhecimentos em Teoria da Percepção e História da Comunicação Visual em uma prática criativa pertencente ao cotidiano do universo jornalístico”, afirma Neto.

Os alunos apresentaram novas propostas a partir de movimentos artísticos apontados  por Chico Neto. Dadaísmo, Ja-Pop e Psicoldelismo foram alguns dos resultados apresentados pela turma.

“Na disciplina de Programação Visual em Jornalismo, mais importante que aprender termos técnicos, é convidar os futuros jornalistas como a linguagem não-verbal é relevante na construção do discurso jornalístico. Passeamos por toda história da arte e da comunicação visual. E, ao final, aliamos este aprendizado à teoria Gestalt em um objeto gráfico que mesmo cotidiano é fascinante: a capa de uma revista semanal”, acrescenta.

A propósito, Chico Neto foi um dos palestrantes do TEDx Fortaleza, realizado  no início do mês.

 

 

Com informações do Faz Caber

 

Tagged in:

,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles