“Carinho inspira carinho” é o posicionamento que vai guiar todas as iniciativas internas e externas da Johnson & Johnson do Brasil nos próximos anos e tema da campanha que a empresa acaba de lançar no País. Única patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ no segmento de cuidados com a saúde, a empresa investe pela primeira vez em sua história de 80 anos de Brasil em uma campanha institucional que envolve as suas quatro divisões de negócios: Johnson & Johnson Produtos de Consumo, Janssen (Farmacêutica), Johnson & Johnson Medical Brasil (Aparelhos Médicos e Diagnósticos) e Vision Care (Lentes de Contato). Este é o início de uma série de ações que a corporação realizará no Brasil e que terá seu ápice em 2014.

“Carinho e cuidado estão no DNA da companhia, e com isso em mente trabalhamos para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, em todas as frentes do nosso negócio, desde a escolha dos profissionais que farão parte do time até a concepção, desenvolvimento e entrega de um produto”, explica Ricardo Wolff, Diretor de Marketing Institucional da Johnson & Johnson. Wolff revela a ambição da Johnson & Johnson: “queremos aumentar a percepção das pessoas sobre o poder transformador do carinho, fazendo com que elas apóiem a causa e se juntem a nós em um movimento social. Acreditamos que o mundo pode se tornar um lugar melhor por meio do carinho”.

O filme –  Para desenvolver e comunicar esse novo posicionamento, a Johnson & Johnson contou, globalmente, com a rede JWT. Durante oito meses, o trabalho liderado pelas JWT Brasil e Nova York, contou com o envolvimento de criativos de vários escritórios da rede. Para chegar ao posicionamento, a agência conduziu estudos em 10 países, identificando uma percepção de que há cada vez menos demonstrações de carinho no mundo atual – um contraste com as gerações anteriores.

“Carinho inspira carinho” é a frase-tema desse movimento e assina os primeiros cinco filmes que estreiam na TV aberta, em rodízio, a partir de hoje, 8 de agosto. Com uma trilha emocionante, os filmes contam histórias simples, porém, inspiradoras, de como um gesto de carinho pode realmente influenciar o comportamento das pessoas. Buscamos mostrar que o carinho está presente nas mais diversas situações, basta estarmos atentos para inspirarmos alguém ou sermos inspirados, ressalta Ricardo Wolff.

“Missão”, “Pai e filha”, “Futebol”, “Mãe e Bebê” e “Hospital” – produzidos pela O2 Filmes – contaram com a direção de Fernando Meirelles e Kitty Bertazzi. As cenas foram filmadasem São Pauloe a maioria das famílias que aparece no filme é real, como explica o diretor Fernando Meirelles: “Procuramos, sempre que possível, trabalhar com pais e filhos de verdade, pois assim conseguimos maior conexão e intimidade”.

Esta é a primeira vez que Kitty Bertazzi e Fernando Meirelles dividem a direção de um filme.  Usamos duas câmeras e conseguimos captar muitos momentos especiais, o que nos permitiu criar histórias dentro das histórias. Ficamos esperando estes momentos acontecerem naturalmente com muita paciência. Trabalhar em preto e branco também ajudou a deixar estas cenas mais intimistas”, contou Kitty.

Além de veiculação em TV aberta, os filmes estarão disponíveis no Youtube (http://www.youtube.com/careinspirescare) e na página www.carinhoinspiracarinho.com.br. Ambos foram desenvolvidos pela JWT  para apresentar o novo conceito e a nova identidade visual, que introduz o patrocínio à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Peças de mídia impressa e ponto de venda também seguirão a nova identidade visual.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles