Para celebrar o Dia do Sorvete, próximo dia 23, o Extra, em parceria com a Kibon, traz desconto nas lojas de todo o país e ações exclusivas para os clientes.
No próximo final de semana, a rede oferecerá 15 sabores em ofertas, com preços até 15% menores. A expectativa do Extra é fechar setembro com crescimento em vendas cerca de 50% maior se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

“A categoria é muito suscetível ao clima e tivemos um inverno atípico, com temperaturas elevadas e muito calor em quase todas as cidades brasileiras, principalmente durante agosto. Isso acarretou em uma maior procura por sorvetes, especialmente as versões maiores, ideais para a família”, explica Lea Xavier, Gerente Comercial do Grupo Pão de Açúcar.

 

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, entre 2003 e 2011, a busca pelo alimento cresceu mais de 70%. O levantamento ainda aponta que, durante o mesmo período, o consumo per capita subiu de 3,82 litros por ano para 6,07, um aumento de quase 60%. Mesmo assim, o resultado ainda é inferior a países com temperaturas mais frias do que o Brasil, como é caso do Canadá e Noruega, em que o consumo per capita de sorvete fica acima de 20 litros/ ano.

 

“Trata-se de uma mentalidade antiga, mas que já está mudando. Hoje, a indústria vem se pautando em lançamentos para que o consumidor tenha opções durante todo o ano, além de apostar cada vez mais no desenvolvimento da categoria de sorvetes finos que, desde 2010, vem obtendo excelente aceitação entre os consumidores”, comenta Lea. De marcas mais refinadas e sabores Premium, o segmento de sorvetes finos tem crescimento médio mensal acima de 30% nas lojas do Grupo Pão de Açúcar.

 

MITOS SOBRE O CONSUMO DE SORVETE*

 

Sorvete dá gripe e dor de garganta
Não há doenças cientificamente associadas ao consumo de sorvete.

Sorvete não é saudável
O sorvete é tão saudável quanto uma maçã, pois contém ingredientes e/ou nutrientes importantes para o organismo. Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Os bons sorvetes têm cerca de 70% de leite em sua formulação e são ótimas fontes de cálcio. Procure também os sorvetes de frutas 100% naturais – cada fruta tem um nutriente diferente. O de limão, por exemplo, é fonte de vitamina C.

Sorvete engorda?
O conteúdo calórico de um sorvete é significantemente menor do que as pessoas acham. Sorvete, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada. E o conceito “caloria” tem uma conotação, muitas vezes, errada. O organismo é motivado por calorias. Quando não há equilíbrio e ocorre o consumo de mais calorias do que o corpo necessita, há um ganho de peso. Assim, incluir o sorvete em uma dieta balanceada é, além de saudável, muito gostoso.

*Elaborado a partir de material da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles