Já nas bancas e livrarias a edição 3 da revista O POVO Cenário.

A Layout compõe o conteúdo da publicação.

Por conta do espaço, a edição teve de subtrair parte do material produzido.

Confira, a seguir, entrevista completa com a gerente de marketing da SJ Administração de Imóveis, Laryssa Frota:

 

Layout – O que você pensa sobre a existência das houses. Percebe que ainda hoje há um certo preconceito por parte da agências?

Laryssa Frota – As houses  nasceram de uma lacuna deixada pelas agências de publicidade. Empresas de pequeno e médio porte reclamavam da falta da dedicação da agência em atender contas não tão rentáveis assim. No nosso caso, além disso, aliou-se a uma vontade pessoal do diretor da empresa em participar do processo de criação e desenvolvimento das peças. Hoje vivemos o dia a dia da empresa, sabemos as prioridades e as necessidades, vivemos a comunicação no ambiente corporativo ou seja, com carteira assinada, sem cerão…etc.

 

Layout – Desde o início a empresa criou o departamento ou anteriormente havia uma agência contratada? Desde quando? 

Laryssa – A Ovo de Colombo tem três anos, antes disso o cenário era bem diferente. Além da SJ Administração de imóveis há outras empresas no grupo e cada uma delas era atendida por uma agência diferente, o que complicava muito o atendimento. Era difícil que as agências entendessem a linha de criação de cada empresa. Além da rotatividade era muito grande nessas agências, o que nos dava um grande trabalho em administrar tudo. Preferimos centralizar a comunicação.

 

Layout – Quais as principais vantagens em ter uma house? Identifica algum ponto contra?

Laryssa – Sem dúvidas nenhuma para nós, há bem mais vantagens do que desvantagens. Hoje as empresas CADIS3 (SJ Administração de Imóveis, Blokus Engenharia e Verdegreen Hotel) têm com a Ovo de Colombo uma dedicação exclusiva e por conta disso uma maior agilidade na criação das peças. Ela está fisicamente na mesma estrutura, conhece o dia a dia da empresa e participa das decisões estratégicas. Como desvantagens eu posso citar que às vezes as houses têm uma “crise de identidade”, fica uma dúvida de qual empresa você pertence.

 

Layout – A SJ  tem uma house, mas a assessoria de imprensa é terceirizada. Por quê?

Laryssa – A Ovo de Colombo tem seu foco principal na comunicação e no marketing, optamos por terceirizar a assessoria de imprensa por acreditar que teremos maiores resultados trabalhando com empresas especialistas.

 

 Layout – A SJ foi reconhecida como a Melhor Empresa Para Trabalhar de 2012. Como se dá a comunicação interna?

Laryssa – A comunicação é um item super relevante na escolha das melhores empresas para se trabalhar. Temos uma ligação direta com o departamento de Desenvolvimento Humano (DH) da SJ.  Todas as ações desenvolvidas pelo DH têm uma forte divulgação interna, pois acreditamos que as ações só terão um retorno positivo se a equipe tiver envolvida!
A mesma atenção e a mesma dedicação na elaboração das peças voltadas para o público externo fazemos para o endomarketing.
Estamos muito felizes e sentimos um pouco parte desse prêmio também.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles