A Kaiser inicia, a partir do dia 15 de fevereiro sua nova campanha publicitária com foco na Kaiser Barril, produto da marca que completa um ano de lançamento. As inserções variam desde comerciais de televisão e jingles até anúncios em revistas e internet, sempre com o protagonismo de Marcelo Tas, o novo garoto propaganda da cerveja.

 

As ações fogem do trio “praia, mulher e futebol” na abordagem ao consumidor e utilizam Marcelo Tas para ressaltar os atributos da Kaiser, que começou a ser produzida pela Cervejaria Heineken, desde 2011.

 

“O nosso objetivo é quebrar o mito de que ‘barril de cerveja é tudo igual’, e provar que a Kaiser é uma cerveja de qualidade, que se destaca das demais. Escolhemos o Marcelo Tas como nosso garoto propaganda porque ele tem essa característica de desafiar os padrões de uma forma bem humorada e inteligente”, comenta Mariana Stanisci, diretora de Marcas Mainstream da Cervejaria Heineken.

 

A campanha foi desenvolvida com base em pesquisas que indicam que as pessoas da classe média estão mais autoconfiantes nas suas escolhas, conhecem a diferença entre os produtos e buscam novas experiências e sensações. “Nosso público está mais exigente com relação ao consumo, e está expandindo o seu repertório de novos produtos e sabores. A Kaiser é o reflexo deste novo consumidor. Tendo acesso a toda a tecnologia, inovação e tradição cervejeira que os produtos da Cervejaria Heineken têm, Kaiser vem para trazer inovações para o mercado cervejeiro e quebrar mitos, com uma propaganda ousada, inteligente e criativa”, comenta Vanessa Brandão, gerente da marca Kaiser.

O  lançamento da Kaiser Barril  foi uma das estratégias que auxiliou o reposicionamento  da  marca Kaiser no país após seu relançamento. O produto conta com um sistema Heineken de pressão, que é patenteado pela empresa. O benefício de tirar a cerveja do barril como um verdadeiro chopp, onde você estiver,  está na espuma, que sai mais cremosa e consistente.  A durabilidade é outro ponto: quando o sistema de pressão é acionado, o líquido que permanece no interior do barril não tem contato com o  ambiente  externo  e  dura  até  30 dias na geladeira depois de aberto.

Conheça as peças e conceito criativo da campanha

Com abrangência nacional, as peças variam entre filmes comerciais, anúncio em revista, spot de rádio, patrocínio de programas, como o CQC e Big Brother Brasil, no Canal Multishow, além de uma ação exclusiva para a internet, com vídeos virais em que Marcelo Tas interage com os internautas.

Comercial de televisão e spots: Os filmes comerciais da campanha Kaiser Barril vão manter a mesma brincadeira que faziam antes mostrando que “ter pressão é melhor que ser torneirinha”. Entretanto, Marcelo Tas alerta o consumidor de que barril de cerveja não é tudo igual. No filme comercial, idealizado pela agência Fischer & Friends, que desenvolveu a campanha de mídia, um grupo de amigos está tomando cerveja em um churrasco. Um rapaz começa a tirar cerveja de um ‘barril torneirinha’, ao mesmo tempo em que Tas está servindo um copo de Kaiser Barril. Após uma alegação de um dos amigos de que ‘barril de cerveja é tudo igual’, Tas interrompe a conversa e faz uma abordagem provocativa e bem humorada, demonstrando ao telespectador estar inconformado com o fato de algumas pessoas ainda acreditarem que não existe diferença entre a Kaiser Barril e os barris da concorrência.

Os comerciais serão veiculados em programação nobre como por exemplo após os paredões do Big Brother Brasil, e também terão inserção no Multishow, no programa veiculado logo após o BBB na Globo. Os spots veiculados nas rádios seguem a mesma linha do tom muito bem humorado, narrados também pelo Marcelo Tas.

Mídia impressa: As peças em mídia impressa têm um tom levemente provocativo às propagandas tradicionais de cerveja, que sempre têm um apelo com os elementos “mulher, praia e futebol”.  A propaganda mostra uma imagem que remete a um anúncio tradicional de cerveja sendo invadido pelo anúncio de Kaiser com o Marcelo Tas, fazendo a mesma abordagem de que barris de cerveja não são todos iguais.

Redes sociais: A Kaiser é a única marca do Brasil a regionalizar seus posts em sua Fan Page, no Facebook. Em 2013, a marca vai aumentar a quantidade de praças com conteúdo específico para seus distintos públicos. Este ano as praças serão Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ribeirão Preto, e São Paulo.

Digital: Além da campanha de produto, com intervenções de impacto, foi criada pela agência F.biz uma ação que terá Marcelo Tas em uma série de vídeos que mostrarão ao público como a pressão é capaz de transformar um verão chato (Verão Torneirinha) em um verão divertido (Verão Pressão).”Nosso objetivo era reforçar a postura desafiadora da marca e mostrar claramente as vantagens da pressão que só a Kaiser Barril possui, por meio de seu sistema exclusivo. Assim, surgiu a ação que batizamos de “Corta Essa!”, comenta Lisi Kindlein, diretora de Criação da F.biz.

Parte dos vídeos será produzida a partir de sugestões dos próprios consumidores, que poderão participar no site da marca, onde ocorrerá a ação, além do Twitter e do Facebook.Além da ampla exposição de mídia nos principais portais da internet, haverá uma série de conteúdos na Fanpage da Kaiser com a ideia de quebrar mitos cervejeiros, levando para os fãs informações sobre o universo da cerveja.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles