A nova marca do Senac, lançada em agosto de 2012,  foi agraciada, na última semana, com o Prêmio Rebrand, que escolhe as 100 marcas que mais se destacaram ao reposicionar suas identidades visuais.

 

O prêmio estuda casos de transformação de marcas e premia as melhores em diferentes categorias. O Senac foi vencedor na categoria Mais Notável.

 

O processo de mudança da marca foi capitaneado pelo Departamento Nacional (DN) do Senac e teve início em 2010, com a constituição de um Grupo de Trabalho formado por técnicos de Marketing e Comunicação do DN e de alguns dos Departamentos Regionais.

 

O grupo se envolveu em todas as etapas do processo até o lançamento da campanha, em agosto de 2012 – contando, para dar vida à nova marca, com a expertise do escritório de design Packaging Brands, vencedor da licitação.

 

 

Ao longo de 66 anos, o Senac fez três mudanças de marca unificada em sua história:

senac 1069

 

A primeira marca foi no fim da Segunda Guerra e do governo Vargas. Era a década do orgulho nacionalista e, por isso, a primeira marca, em 1946,  era uma bandeira do Brasil, associando a educação profissional a um sentimento comum aos brasileiros: o amor à pátria.

 

Em 1969, época de grandes avanços tecnológicos e científicos, a marca foi substituída por uma figura abstrata de quadrados que, durante um bom tempo, eram símbolos de modernidade. A proposta era fixar na mente do consumidor uma ideia de segurança e solidez, que não deixaram de ser até hoje atributos da Instituição.

 

A marca nascida em 2012 marcando mais um capítulo na história do Senac. É a vez da unidade e do fortalecimento do Sistema, um passo para ações estratégicas que permitem à Instituição continuar transformando o cidadão e promovendo a inclusão social por meio da educação profissional.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles