O banco Santander desenvolveu, em parceria com a empresa do segmento de gamificação Aennova Decisionware, um jogo virtual com o objetivo de integrar os novos estagiários.

 

A nova plataforma de integração, denominada “Estagiário Santander – O Jogo”, foi criada com a colaboração dos próprios estagiários da instituição, que contribuíram com o conteúdo do serious game. Mais de 500 estagiários já concluíram o game, que conta com uma linguagem próxima a de histórias em quadrinhos.

 

A iniciativa, que se trata do primeiro formato gaming da instituição, partiu da necessidade do banco de ter uma ferramenta mais atual onde o estagiário – ao ser contratado – pudesse acessar, para ter informações sobre o Santander e, assim, conhecer a instituição.

 

“Sentimos a necessidade de falar a mesma linguagem do público jovem”, explica Renata Beretta, Superintendente de RH do Santander, que afirmou que a empreitada de criar um curso mais dinâmico e interativo corresponde às características das gerações Y e Z, que integra a grande maioria dos estagiários.

 

O Diretor-Executivo da Aennova, Sunami Chun, ressalta que o game promove não somente engajamento e motivação entre os jovens, mas que se trata de um ambiente de aprendizado eficaz por ser uma plataforma que simula situações reais, colocando o jogador diante de desafios e recompensas para conquistar: “o serious game é um ambiente no qual o jogador pode errar em um ambiente de baixo risco e empreender o aprendizado por meio da resolução de desafios e conquista de recompensas”.

 

“Estagiário Santander – o Jogo” – Ferramenta digital interativa que complementa o programa de integração dos estagiários do Santander. Por se tratar do primeiro contato desses com a instituição, a ferramenta tem por objetivo traduzir de forma lúdica os seguintes conteúdos: Missão, Visão e Valores; Marca, compromisso, modelo; Direito e dever dos estagiários (conceitos básicos); Investimento no profissional do futuro; Modelo de negócio do Santander e O que é o Santander? Qual a força de sua marca? Qual a sua amplitude?

 

O serious game, cuja contribuição dos estagiários – feita por meio de concurso entre eles – resultou em uma coleta de depoimentos e histórias reais das experiências deles com o Santander, é composto por elementos capazes de atrair a atenção dos jovens, seja por meio da forma – utilizando-se de uma linguagem similar a de quadrinhos – ou pelo conteúdo transmitido pelas diferentes histórias e testemunhos apresentados, já que esses reproduzem situações características do cotidiano da empresa, bem como as dúvidas e expectativas que acompanham os jovens ao iniciarem suas carreiras profissionais. Além do caráter engajador, as histórias servem de suporte para a transmissão dos conteúdos institucionais.

 

Para a divulgação do concurso para que os estagiários mandassem suas histórias, foram enviados SMS solicitando que os estagiários entrassem no Portal do Estagiário para ter mais informações. O envio de SMS, segundo o banco, também foi uma nova forma de se comunicar com esse público.

 

O serious game está disponível para os 2.400 estagiários do Banco Santander, apesar de ter sido construído como parte do programa de integração dos novos profissionais.

Santander

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles