logo sejor com tipografia

Em campo para a Copa do Mundo é o tema da quarta edição da Semana de Jornalismo (IV SeJor) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa pretende tratar o Jornalismo Esportivo a partir de suas conexões com a Política, a Economia, a Sociedade, a Infraestrutura e o Turismo na realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

 

Profissionais do Grupo de Comunicação O POVO  estarão presentes no encontro, promovido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC (PETCom-UFC),  será realizado nos dias 9, 10, 11 e 12 de abril, no Centro de Humanidades área 2 (CHII) Campus Benfica.  

 

A Conferência de Abertura da IV Semana de Jornalismo – Em campo para a Copa do Mundo está marcada para terça-feira, 9 de abril, de 18h às 21h, com a presença do Secretário Especial da Copa (Secopa-CE), Ferruccio Feitosa, e os jornalistas Ciro Câmara (Rádio O POVO CBN) e Rafael Luis Azevedo (TV Cidade). Na primeira mesa, o tema será a participação da imprensa na cobertura midiática da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol de 2014, nos aspectos políticos, econômicos, jurídicos, sociais e culturais.

 

As mesas redondas – Jornalismo Investigativo, com o professor Daniel Dantas (UFC) e o jornalista Érico Firmo (O POVO), será o tema da mesa-redonda de quarta-feira, 10/4. A que enfoca o Jornalismo Econômico: Negócios, Infraestrutura e Turismo terá a participação da professora Kamila Fernandes (UFC), e os jornalistas Sérgio de Sousa (Diário do Nordeste) e Jocélio Leal (O POVO), na quinta-feira, dia 11/4. Para finalizar, na sexta, 12, haverá mesa redonda com o tema Cobertura Esportiva para a Copa, com os jornalistas Antero Neto (TV Verdes Mares), Jussiê Cunha (Jangadeiro), Tarik Otoch (O Estado-CE) e Gustavo de Negreiros (Diário Online).

 

Lançamentos de livros – A obra “Discurso e Argumentação no blog ‘Fatos e Dados’ da Petrobras”, do jornalista e professor Daniel Dantas Lemos, será lançado na manhã da quinta-feira, 11/4, às 10h, no Pátio de Convivência do curso de Comunicação Social. O livro relaciona a análise do discurso, a argumentação e os estudos de linguagem no blog da Petrobras, quando a instituição foi alvo de investigação parlamentar no Congresso Nacional em 2009.

Hoje, 8, houve o lançamento do livro “Haiti por Si – A reconquista da Independência Roubada”, organização da jornalista Adriana Santiago, lançamento editorial da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital), que teve início agora pouco, às 18h, no Pátio de Convivência do curso de Comunicação Social da UFC, seguido de debate e sessão de autógrafos.

 

 

As oficinas – A oficina de Infografia com o professor Ricardo Jorge (terça 9/4 e quinta 11/4 de 9h-11h) irá trabalhar os conceitos de infográfico, diagrama jornalístico e design, para ensinar os jovens jornalistas em formação a lidar de forma lúdica e dinâmica com dados, para facilitar a compreensão do público leitor. A oficina de Jornalismo Econômico com a professora Kamila Fernandes (quarta 10/4, de 8h-12h) vai trazer abordagens do mundo da economia nos seus temas de interesse para o jornalismo, tendo em vista o contexto dos megaeventos esportivos. A oficina de Crônica Esportiva com o professor Ronaldo Salgado (sexta-feira 12/4, de 8h às 12h) será uma atividade teórico-prática com gênero textual do Jornalismo Opinativo, a crônica, que se situa na fronteira entre o Jornalismo e a Literatura, tendo o olhar do cronista para os acontecimentos esportivos como foco da oficina.

 

Minicurso – A programação foi aberta nesta segunda com o minicurso Jornalismo Investigativo – Gastos para a Copa do Mundo ministrado pelo professor Daniel Dantas (UFC).

 

Inscrições – As inscrições deverão ser realizadas pelo site  e confirmadas presencialmente com 1kg de alimento não-perecível por participante.

 

Peças de divulgação – Os spots foram feitos por um dos membros da organização da Semana de Jornalismo, o estudante do 7º semestre de Jornalismo da UFC, Marco Leonel Fukuda. O material de divulgação foi feito pela equipe da agência Rastro do curso de Publicidade e Propaganda da UFC.

 

 

Serviço

IV Semana de Jornalismo UFC

Em campo para a Copa do Mundo, de 9 a 12 de abril de 2013

no Centro de Humanidades Área II – UFC

Avenida da Universidade, 2762, Benfica. Fortaleza-CE

Fanpage: http://www.facebook.com/SemanaDeJornalismoUfc

Twitter: @sejorufc

e-mail: petcomufc@gmail.com

programação sejor cartaz

Tagged in:

, , ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles