Ilustração de Yuri Leonardo

Ilustração de Yuri Leonardo

 

Em comemoração aos 287 anos de Fortaleza completados no dia 13 de abril e a fim de homenagear os que fizeram (e fazem) parte dessa história, O POVO traz na edição deste sábado o caderno “Cartografia Sentimental” produzido a partir do olhar de 26 cronistas.

 

O material – editado pelos jornalistas Érico Firmo e Émerson Maranhão – convida o leitor a participar de um passeio afetivo que celebra a relação de Fortaleza com sua gente. O especial é composto por 48 páginas em formato tablóide.

 

O editor executivo do Núcleo Imagem do O POVO, Gil Dicelli, responsável pelo projeto gráfico e edição de arte, conta que o material traz uma cartografia sentimental da cidade por meio de imagens, artigos e personagens, que serviu como direcionamento para o projeto gráfico. A arte convida o leitor a transitar pelos caminhos emotivos presentes nos textos. “Busquei traduzir essa cartografia de olhares distintos por meio da representação da imagem do coração anatômico”, explica.
O coração é a principal marca do projeto e tem sido trabalhado nas capas do caderno Vida & Arte, durante esta semana. No caderno especial, podem ser conferidos 27 corações distintos, de modo que seu interior são preenchidos com imagens que remetem à cidade e aos textos. “Isso mostra as diferentes formas de amar Fortaleza. É o texto através da imagem do coração. Não existe nada mais representativo da emoção do que o coração”, destaca Dicelli.

As ilustrações dialogam com as escritas de modo que podem ser consideradas um segundo texto. O ilustrador Yuri Leonardo diz que tentou fugir da imagem “de cartão postal” e misturou vários estilos como sobreposição, colagem e gravura para a produção da arte. Segundo Yuri, o objetivo era fazer uma relação entre os cronistas e os bairros sobre os quais tratavam e tentar expressar o que as pessoas entendem como amor à Cidade, cuidado e memória afetiva. A inspiração veio das suas próprias experiências, além das vozes dos cronistas.
O POVO Online: além de todas as informações sobre a programação da festa e o serviço com mudanças no trânsito, a equipe do portal desenvolveu ação que convida internautas/leitores a apontar em um mapa colaborativo o que há de melhor nos bairros da cidade.A pergunta é “O que tem de melhor em Fortaleza?”. No link http://bit.ly/Yr0OiS há um tutorial com o passo a passo para o envio da indicação.

 

Rádios – na O POVO CBN 95.5 o programa Debates do POVO de ontem, 11, e hoje, 12, foram especiais, com foco no aniversário e discutiu ações para a cidade e análise de estudiosos.  O Sala de Conversa deste sábado, 13, será apresentado pelo editor executivo do Núcleo Cultura & Entretenimento, Felipe Araújo, que vai trazer tudo sobre o aniversário de Fortaleza, destacando a música e a cultura fortalezenses. O programa começa às 9 horas. Hoje, 12, o Revista O POVO CBN vai receber, às 16 horas, o secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, que detalhará a programação festiva de amanhã, assim como os cuidados com o patrimônio público. A Rádio Globo O POVO AM 1010 vai receber o historiador e professor André Rosa, falando sobre Fortaleza e seus encantos.

 

 

TV O POVO – às 18h55min deste sábado, 13, a TV O POVO vai exibir no O POVO Notícias, reportagem da repórter Mirelle Costa, que utilizou os cinco sentidos humanos para retratar Fortaleza. A jornalista mostra os principais pontos turísticos, o forró, o humor, as praias, a culinária e as maravilhas da cidade. A TV O POVO é afiliada da TV Cultura e o material será exibido nacionalmente no telejornal da emissora, na semana seguinte.

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles