Ou seja, o resultado da pesquisa realizada pelo instituto com sede em São Paulo e ligado ao jornal Folha de S. Paulo, demonstra que houve queda no desempenho das duas marcas citadas, a segunda e a terceira colocadas. Outras marcas tiveram somadas apenas 2,2% dos votos. Não sabe ou Não lembra foi a resposta de 5,6% dos entrevistados.
Em 2011 a pesquisa Anuário-Datafolha trouxera como resultado O POVO com 51,8%, em primeiro lugar absoluto, seguido pela marca Diário, com 19,9%, e Diário do Nordeste,com um poucoi menos: 18,3%. Naquele ano, dados bem parecidos com relação a Outras marcas (2,1%) e Não sabe/ Não lembra (5,8%). O ano seguinte, 2012 mantivera a mesma média em Outras marcas (2,6%). Para Não Sabe/Não Lembra fora 3,5%.
A pesquisa Anuário-Datafolha mede a força das marcas. Faz o levantamento em 33 categorias, além da marca Top do Top – a marca mais lembrada pelo público sem distinção por segmento. A pergunta clássica é : “qual a primeira marca que le vem á cabeça quando se fala em…” O resultado completo será publicado na próxima edição do Anuário do Ceará 2014.
Desde a primeira edição, em 2002, ainda sob o nome Marcas do Ceará, a pesquisa se tornou a principal referência para medir a força das marcas no Estado. A pesquisa é quantitativa com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacional, mediante aplicação de questionário estruturado. Ouviram-se pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 9 e 13 de setembro de 2013. Ao todo, 602 entrevistas, com margem de erro de 4,0 pontos percentuais para o total da amostra.
Em 2013, ao consolidar sua posição na pesquisa Anuário-Datafolha, o jornal O POVO firma-se com muito mais vigor na categoria de veículo de comunicação que mais exerce influência nos destinos sociais, econômicos e políticos do Ceará.