Layout

O POVO é Top of Mind

O POVO é top

 

 

Quando se fala em jornal, O POVO é o mais lembrado no Ceará. A marca ganhou cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado no ano passado. Passou de 53,5% para 58,2% atingindo, conforme destaca o relatório técnico do Datafolha, seu melhor resultado até então. A marca Diário do Nordeste foi citada por 19,2%, numa queda ante 2012. Era 23,2%. Em seguida, Diário, também em queda, com 11,8% contra 12,5% da pesquisa passada. Caso sejam somados os resultados de ambas – há uma provável alusão ao mesmo veículo – ainda assim o resultado seria 31%. Ainda seriam 22,5 pontos percentuais atrás do O POVO. Caso a comparação seja feita entre a marca líder e a segunda (Diário do Nordeste), diferença de 39 pontos percentuais. Comparando a marca líder (O POVO) com a terceira colocada (Diário), a distância é de 46,4 pontos.
 

Ou seja, o resultado da pesquisa realizada pelo instituto com sede em São Paulo e ligado ao jornal Folha de S. Paulo, demonstra que houve queda no desempenho das duas marcas citadas, a segunda e a terceira colocadas. Outras marcas tiveram somadas apenas 2,2% dos votos. Não sabe ou Não lembra foi a resposta de 5,6% dos entrevistados.
Em 2011 a pesquisa Anuário-Datafolha trouxera como resultado O POVO com 51,8%, em primeiro lugar absoluto, seguido pela marca Diário, com 19,9%, e Diário do Nordeste,com um poucoi menos: 18,3%. Naquele ano, dados bem parecidos com relação a Outras marcas (2,1%) e Não sabe/ Não lembra (5,8%). O ano seguinte, 2012 mantivera a mesma média em Outras marcas (2,6%). Para Não Sabe/Não Lembra fora 3,5%.

 

A pesquisa Anuário-Datafolha mede a força das marcas. Faz o levantamento em 33 categorias, além da marca Top do Top – a marca mais lembrada pelo público sem distinção por segmento. A pergunta clássica é : “qual a primeira marca que le vem á cabeça quando se fala em…” O resultado completo será publicado na próxima edição do Anuário do Ceará 2014.
Desde a primeira edição, em 2002, ainda sob o nome Marcas do Ceará, a pesquisa se tornou a principal referência para medir a força das marcas no Estado. A pesquisa é quantitativa com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacional, mediante aplicação de questionário estruturado. Ouviram-se pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 9 e 13 de setembro de 2013. Ao todo, 602 entrevistas, com margem de erro de 4,0 pontos percentuais para o total da amostra.

 

Em 2013, ao consolidar sua posição na pesquisa Anuário-Datafolha, o jornal O POVO firma-se com muito mais vigor na categoria de veículo de comunicação que mais exerce influência nos destinos sociais, econômicos e políticos do Ceará.

 

Recomendado para você