A fim de despertar nos empresários cearenses a possibilidade de franquearem suas marcas e expandirem seus negócios, será realizado em Fortaleza o seminário “Como expandir seus negócios através da Franquia”, no próximo dia 4 de fevereiro, das 9h às 19h, no salão Catamarã, do Marina Park Hotel.

O seminário será facilitado por Josemir Rocha, diretor de Educação do Instituto de Inteligência em Negócios e Franchising (IINF) e do Grupo Bittencourt , empresa que atua há 28 anos em consultoria para desenvolvimento e expansão de negócios, com foco nas redes de franquias. Além de empresários, o evento também é voltado para consultores e estudantes que desejam conhecer melhor o sistema de franchising.

Números do mercado de franquias  – de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a taxa de mortalidade de franquias é de 3% até o quarto ano, enquanto, entre as empresas não franquiadas, esse índice pode chegar a 41,8%, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Segundo o World Franchising Council (Conselho Mundial de Franquias), o Brasil está atrás apenas de Estados Unidos, China e Coreia do Sul em número de unidades franqueadas. São mais de 2.426 redes de franquias por aqui. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima que, só em 2012, essas 2.426 redes movimentaram R$ 103,3 bilhões em todo o País. Juntas, elas criaram 103 mil novos postos de trabalho, todos empregos formais. Isso faz com que ao todo 941 mil pessoas trabalhem no setor atualmente.

Com relação aos indicadores de localização, o Nordeste detém 7,7% das empresas franqueadas. Do total, o Ceará conta com 1,8%, sendo representado por 15 empresas franqueadoras, segundo a ABF. A participação cearense no sistema de franquia ainda é considerada inexpressiva, mas tende a crescer nos próximos anos, se devidamente estimulada. Um desses estímulos deve ser a implantação de novos shoppings nos próximos dois anos, os quais costumam concentrar de 60% a 70% de marcas franqueadas.
Serviço
Seminário “Como expandir seus negócios através da Franquia”
Data: Terça-feira, 4 de fevereiro
Horário: 9h às 19h
Local: Marina Park Hotel – Salão Catamarã
Inscrições: (85) 3077 2077 ou 8692 5002/ contato@contempresarial.com.br

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles