Layout

Candidatas selecionadas para oficina “Da Graça ao Riso: sobre Comicidade Feminina”

A Caixa Cultural Fortaleza promove a Oficina da Graça ao Riso: sobre a comicidade feminina, que inicia nessa quinta, dia 13, seguindo até 16 de março, para qual foram gratuitamente selecionadas 20 inscritas.

O perfil das candidatas foi de artistas profissionais e amadoras, arte-educadoras e interessadas na “palhaçaria”, na comicidade feminina e suas especificidades. As 20 vagas para mulheres, com inscrições gratuitas, assim como as atividades e o material, foi avaliada a partir de critérios em torno do envio de dados pessoais e carta-currículo até o dia 10 de março.

Elaborada a partir da pesquisa de mestrado Da Graça ao Riso, na qual foi explorada a ideia de como, atualmente, a comicidade feminina vem se multiplicando e explodindo em criatividade, a oficina aborda questões de gênero e se debruça em peculiaridades dessa prática nas atuações femininas.

A Oficina da Graça ao Riso: sobre a comicidade feminina visa analisar a figura da palhaça (referências, estereótipos, histórico, papel na sociedade, no circo e no teatro) e a difusão da comicidade feminina, sua importância e como isso influencia seu olhar sobre a comicidade: seu corpo em cena, a descoberta de ferramentas cômicas de cunho estritamente feminino e a maneira como cada palhaça se relaciona com o público. Tal investigação conta com duas profissionais especializadas: a pesquisadora e palhaça mineira Mariana Rabelo, autora da pesquisa de mestrado que deu origem à oficina; e Sandra Oliveira, artista plástica e arte-educadora carioca, responsável pela pesquisa visual das palhaças (figurino, adereços e maquiagem, entre outras técnicas).

Da Graça ao Riso acontece entre 13 e 16 de março, das 14 às 18 horas, e nos três primeiros dias, serão apresentadas a fundamentação, ferramentas e a construção da personagem, finalizando com o contato com o público. No desdobramento do processo, o blog também procura  incentivar as participantes da oficina a administrarem e alimentarem postagens e contatos com palhaças de outras localidades, além de publicar textos, fotos e informações sobre festivais e oficinas ligados ao tema, durante o ano de 2014.

As 20 selecionadas para a Oficina da Graça ao Riso: sobre a comicidade feminina em Fortaleza foram:

Nome Idade Profissão Cidade
1.       Adriana Queiroz Fontenele

47

Assistente Social

Fortaleza

2.       Ana Carolina Bernardo Macedo

34

Publicitária / professora

Fortaleza

3.       Ana Paula Lima de Araújo

25

Jornalista

Fortaleza

4.       Amanda Thayna Vasconcelos

18

Estudante

Caucaia

5.       Carolina Coutinho

22

Estudante

 
6.       Eveltana Freitas

43

Produtora cultural

Fortaleza

7.       Gabriela Ferreira Pereira

26

Estudante de Pedagogia

 
8.       Ian Gomes

48

Jornalista

Fortaleza

9.       Iara Lissa das Neves Santana

18

Estudante de Artes

 
10.    Inara Félix

Estudante de Pedagogia

 
11.    Luana Florentino

24

Atriz e arte-educadora

Fortaleza

12.   Mayla  Valere Nascimento

25

Comercial

Fortaleza

13.   Monica Marli Gomes de Souza

36

Jornalista

Fortaleza

14.   Kenia Rios de Lima

30

Advogada, poeta e blogueira

Fortaleza

15.   Roberta Vidal

26

   
16.  Suyanne Duarte Souza

22

Atriz

Caucaia

17.   Tatiana Conde

Atriz e contadora de histórias

 
18.   Tatiane de Sousa Freitas

32

Atriz

Fortaleza

19.   Valdeci de Moura Palha Monteiro

49

Atriz

Eusébio

20.   Vini Fernandes

39

Atriz

Fortaleza

Recomendado para você