Bebida mais popular do Brasil, a cerveja passa agora a ter uma versão exclusiva para cães. Trata-se da Dog Beer, a primeira cerveja para animais da América Latina, idealizada pelo empresário Marco Melo e envasada em embalagem da Owens-Illinois (O-I),  fabricante de embalagens de vidro.

A garrafa pode ser encontrada em embalagem de 355 ml e tem um design similar ao das embalagens de cerveja tradicional para humanos. O valor médio é de R$ 9,90.

“Temos experiência em trabalhar com microcervejarias e empreendedores que estão investindo em novidades no mercado. A Dog Beer é uma inovação, por se tratar do primeiro petisco líquido em toda a América do Sul e toda inovação é sempre um desafio, mas para nós é muito gratificante saber que através de nossas embalagens e serviços damos o apoio necessário a quem pretende crescer nesse segmento”, afirma Alexandre Cardoso, gerente da categoria cervejas da O-I.

Segundo José Gonçalves Antunes, engenheiro químico chefe da equipe que desenvolveu a Dog Beer, para sua produção são necessários apenas dois tanques, enquanto para as cervejas tradicionais são usados quatro. O processo é interrompido no segundo tanque para evitar a fermentação do produto e para que não seja adicionado o CO2, e nesse momento é adicionado o extrato de carne.

A formulação foi desenvolvida em parceria com o Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas do Senai do Rio de Janeiro, único polo de formação de mestres cervejeiros da América Latina.

Para chegar ao resultado desejado, um grupo formado por veterinários e especialistas em cerveja dedicaram três anos de estudos, com o intuito de criar uma bebida rica em nutrientes, como sais minerais, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Uma das preocupações da equipe era fabricar um produto semelhante à cerveja consumida por humanos e que fosse nutricionalmente rica.

Animais acima de 4 quilos podem consumir uma garrafa por dia, enquanto aqueles abaixo desse peso podem ingerir até 1/2 garrafa. A cerveja pode ser servida gelada ou na temperatura ambiente, respeitando os hábitos alimentares dos animais.

No segundo semestre a empresa lançará a Cat Beer, numa nova garrafa também exclusiva da O-I, para os amigos felinos.

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles