A Pernod Ricard Brasil celebra a 4ª edição do Responsib’All Day, uma data reservada mundialmente pela empresa para promover o consumo responsável de álcool.

Este ano, um dos destaques do projeto é o lançamento do aplicativo exclusivo, Wise Drinking, que visa impulsionar a educação do consumidor. A ação está ligada aos compromissos da companhia em reduzir os impactos negativos do consumo excessivo de álcool, assumidos com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012.

O app Wise Drinking procura ajudar o consumidor a se educar, entender os limites saudáveis do consumo de bebidas alcoólicas e estimular a responsabilidade ao beber. O usuário tem a opção de selecionar quais drinks está ingerindo e o aplicativo calcula a quantidade de álcool presente no sangue. Com isso, ele receberá dicas de consumir com moderação, sem exagerar ou ultrapassar limites, seja ingerindo algum alimento, bebendo água ou com comentários bem humorados sobre o estado do consumidor. O download do aplicativo não é permitido a menores de idade.

 

Além disso, o app disponibiliza um espaço para salvar os contatos de três amigos que podem ajudá-lo em caso de emergência. Também possibilita a localização de táxis e transporte público disponíveis no entorno, assegurando que o usuário volte para casa com segurança.

 

“O nosso objetivo é realmente promover a educação do consumidor. O simples custeio do táxi para quem consome bebida alcoólica não perpetua a consciência do consumo responsável e não educa os consumidores sobre a melhor forma de beber com responsabilidade. Por meio do aplicativo, os consumidores poderão aprender com seus hábitos, além de conhecer um pouco mais sobre os indicativos do teor alcoólico das bebidas. Unindo esse benefício com as dicas de como beber com moderação, os consumidores serão inseridos de forma leve e interativa na importância da prudência ao beber. Tendo essas informações na palma da mão, o consumidor pode fazer boas escolhas de forma consciente”, ressalta Sirley Lima, à frente da Responsabilidade Social da Pernod Ricard Brasil.

 

No Brasil, o projeto de conscientização deste ano começou por meio de um concurso cultural realizado dentro da companhia, entre os próprios funcionários, que gravaram vídeos com mensagens de consumo responsável do álcool. Para os 300 funcionários presentes nas fábricas localizadas em Resende-RJ e Suape-PE, a empresa realizará uma nova experiência por meio do Circuito Alcoológio.

 

Todos vivenciarão sensações de intoxicação pelo consumo excessivo do álcool e suas implicações em atividades simples como falar, enxergar, andar com equilíbrio, entre outros. Uma vestimenta especial, que simula os efeitos do álcool em excesso no organismo, será a ferramenta utilizada. A finalidade é educar experimentalmente os colaboradores, que são os embaixadores do consumo responsável na empresa.

 

Em São Paulo, os colaboradores serão atualizados sobre as ações de cumprimento dos Compromissos firmados com a OMS. Além disso, a companhia reforçará as ações do Projeto Na Medida, vigente desde 2011, que visa educar jovens estudantes de escolas públicas sobre os danos causados pelo consumo precoce de álcool. O projeto oferece debates conduzidos por jovens, para jovens.

 

Após as atividades internas, os colaboradores se dividirão em grupos para visitar universidades e divulgar o aplicativo Wise Drinking. O objetivo é espalhar a mensagem “Beba com Responsabilidade” para além da empresa, uma vez que os jovens compõem grande parcela dos consumidores da Pernod Ricard.

 

Já a equipe de vendas irá se espalhar pelos PDVs de todo o Brasil para treinar os revendedores, garçons e bartenders conscientizando-os da importância de pulverizar a mensagem do consumo consciente para todos os clientes e reforçar a relevância do seu papel de influenciador na hora da compra. Esse treinamento está disponível também para os estabelecimentos não parceiros que queiram fazer parte do time que propaga a consciência do consumo de álcool.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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