A NET, em parceria com o SporTV, vai transmitir a competição final da Copa do Mundo, utilizando a tecnologia 4K.  A empresa vai reunir convidados, no próximo domingo,13, na Cervejaria Devassa Fortaleza, para apresentar a novidade.

A transmissão é feita nacionalmente, de forma experimental, por meio do canal 704 da NET, disponível apenas para clientes com equipamentos NET Ultra HD e aparelhos de TV compatíveis com 4k.

O diretor regional de operações, Marco Faria, destaca a importância do momento pioneiro para a história das transmissões televisivas, ressaltando o compromisso com a inovação. “É a NET mais uma vez saindo na frente, depois do NOW, das velocidades de banda larga até 120 Mega e do Combo Multi, estamos mostrando aos fortalezenses a mais moderna tecnologia em transmissão de TV por assinatura”, afirma Faria.

Tecnologia 4K x HD – A tecnologia 4K oferece resoluções denominadas de ultra-alta-definição (UHD), com imagens cerca de quatro vezes mais nítidas que o HD. São 3840 x 2160 pixels, enquanto as imagens em alta definição oferecem 1920 x 1080 pixels (Full HD).

A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels. Isso influencia diretamente na qualidade da imagem. A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis. No entanto, não é só a alta resolução que melhora consideravelmente a qualidade da imagem. As taxas de contraste também contribuem para o aperfeiçoamento da nitidez.

Entretanto, os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam. Algo só viável graças também ao novo padrão de codificação digital (HEVC) que melhora a compressão do sinal.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles