Um encontro além-fronteiras será realizado hoje, 21, quinta-feira, às 19 horas, no Ginásio Coberto do Colégio Piamarta Aguanambi (av. Aguanambi, 2479), com mais uma edição da Noite do Bem, que  reúne os 58 representantes da Operação Lieta-Itália em visita a Fortaleza desde o início de agosto com o grupo de voluntários Amigo do Piamarta e convidados especiais.

Na ocasião, além do intercâmbio entre italianos e cearenses, os dois grupos serão recebidos pelas mais de 400 crianças e adolescentes beneficiados e atendidos pela instituição educacional. A programação da noite traz uma apresentação da Banda de Música Dona Luíza Távora e a estreia do Coral Infantil da Casa da Criança Gov. Virgílio Távora. Esta é a sexta edição do encontro, realizado anualmente.

A Operação Lieta é uma ONG nascida em 1984 em Brescia, Itália, que colabora com o Centro Educacional Piamarta, ajudando diretamente no desenvolvimento de projetos em prol de crianças e adolescentes da periferia e áreas de risco de Fortaleza. Dependendo da receita obtida a cada ano com os voluntários italianos participantes, a Operação Lieta participa de 30% a até 50% das despesas do Piamarta, ajudando a garantir casa, comida, o carinho de um lar, a educação e a formação escolar e profissional desses beneficiados. No entanto, com a crise na Europa, as doações têm diminuído consideravelmente, impactando na realidade financeira de um dos mais tradicionais centros de ensino e formação profissionalizante do Ceará.

O grupo Amigo do Piamarta reúne cerca de 800 participantes com representantes de diversos setores da sociedade cearense, todos interessados em ajudar de alguma forma o Piamarta – com doações financeiras, ajudas com doações de produtos ou prestação de serviços – a continuar seu trabalho de formação de crianças e jovens para o mercado de trabalho e para a vida. “Esta é uma mobilização em torno de uma causa extremamente louvável. O Piamarta tem um papel social muito importante de acolher meninos e meninas em situação de pobreza, extrema pobreza e de risco. Aqui, eles conseguem aprender, se especializar e ter um papel na sociedade”, diz Galeara Matos, uma das coordenadoras da Noite do Bem que a mais de 30 convive com esta experiência como educadora responsável pela formação dos professores.

 

Serviço:
VI Noite do Bem – Colégio Piamarta
Encontro de Italianos da Operação Lieta e cearense do Amigo do Piamarta
Data: 21 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Colégio Piamarta Aguanambi (av. Aguanambi, 2479)

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles