A CDL Fortaleza lança para o comércio cearense, nesta terça-feira, às 8h, durante café da manhã, na sede da entidade, a Missão China 2015, que levará empresários locais para participarem da Canton Fair, considerada a maior feira  multissetorial do mundo.

Nesta edição, a CDL pretende oportunizar novas estratégias comerciais e viabilizar possibilidades que vão além do espaço físico de um ponto comercial. A viagem está prevista para abril de 2015.

Para o presidente da CDL Fortaleza, Freitas Cordeiro, a Missão configura-se num momento importante de aprendizado sobre novas tendências e soluções inteligentes para o mercado. E comenta da experiência que teve em abril deste ano “nós precisávamos entender como era a dinâmica em torno da logística e viabilidade de mercadorias no contexto internacional. E a Feira nos mostrou que existe uma democratização em termos de abertura e acesso ao mercado internacional”.

Preparação – para o próximo ano, os objetivos já estão traçados pela CDL. Os participantes vão se capacitar sobre o processo de internacionalização, como também informados das exigências do governo brasileiro para a realização da importação e/ou exportação. As diferenças culturais vão ser conhecidas para a criação de estratégias e fechamento de negociações. Os empresários serão orientados na realização das negociações coletivas, com o intuito de melhores condições de compras e importação. Como também um suporte na operação portuária com relação a custos e documentação para o embarque das compras para o Brasil, além de um acompanhamento do pós-evento em continuidade ao processo de compra.

As empresas facilitadoras –  para a realização do projeto, a CDL fechou acordo com três empresas que tem expertises no assunto.  A coordenação ficará na responsabilidade do Grupo Baumann, considerada uma das maiores consultorias em internacionalização, e parceira oficial da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Já na prestação de serviços aduaneiros, consultoria e desembaraço de mercadoria, a missão contará com a parceria da LGA – Negócios Internacionais Ltda., empresa conceituada e de larga experiência no mercado. E para o processo de agenciamento da logística internacional, desde a coleta da mercadoria nos fornecedores até o destino final, a CDL Fortaleza fez acordo com a CTI Cargo, empresa cearense com experiência de coordenação dos embarques das principais empresas importadoras da região.

Para alguns analistas, a China é o sinalizador de grandes transações no mundo. Durante a Feira, os empresários do mundo inteiro trocam ideias e informações sobre trade de mercado, formas de atração e prospecção de novos meios de comercialização. De acordo com Freitas Cordeiro, o sensato é buscar constituir uma agenda técnica que venha a colaborar com o desenvolvimento dos negócios. “Foi um momento rico, quando pudemos orientar os empresários no sentido de se prepararem para desafios internacionais”.

O POVO cobriu – a primeira missão, realizada em abril deste ano, contou com a cobertura do O POVO. A experiência é contada na atual edição da revista Frontstage Mag.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles