O Brasil receberá pela primeira vez, de 11 a 13 de novembro, uma edição do  Festival de Design e Arte Digital (OFFF), evento mundial, que reúne alguns dos mais consagrados nomes do setor no plano internacional. Fortaleza será a cidade-sede do encontro, com debates e palestras realizadas no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O público-alvo é composto por profissionais e estudantes do Ceará e de outros estados, interessados em ampliar seus conhecimentos com um intercâmbio com mestres do design mundial.

 

O OFFF nasceu em Barcelona, há mais de uma década, como um encontro para celebrar a criação contemporânea, o design e a arte digital, com a proposta de realizar conferências e oficinas reunindo os mais aclamados nomes do design e da tecnologia. Desde então, o OFFF se tornou uma referência mundial, sendo realizado em cidades como Nova York, Paris, Lisboa, Madri, Cidade do México, Istambul e Lisboa. Agora, o festival chega pela primeira vez ao Brasil, tendo Fortaleza como cidade-sede, em uma realização da Anima Cult e da Tupi Comunicação, com produção executiva da Usina 2. O festival conta com apoio institucional do Governo da Espanha, da Ação Cultural Espanhola, da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e do Instituto Dragão do Mar.

 

“O público do OFFF é formado por pessoas que querem se aperfeiçoar, evoluir em seus conhecimentos sobre design e cultura digital, por profissionais e estudantes desses setores, que encontram no festival uma oportunidade única de aprender e de interagir com os maiores nomes internacionais do design”, destaca o publicitário e designer Túlio Pinheiro, organizar nacional do OFFF Fortaleza 2014.

 

“A realização de um evento do porte do OFFF, no Ceará, é um reforço à presença do Estado no mapa da economia criativa mundial, com um festival que reúne artistas e profissionais do design, de altíssima qualificação, vindo pela primeira vez ao Brasil, em sua grande maioria, para apresentar seu trabalho e, mais do que isso, dialogar com designers do Ceará e de outros estados”, aponta Túlio, que conheceu o OFFF em Barcelona e integrou a equipe de produção do evento na Europa.

 

“Morando em Barcelona, em 2010, conheci o OFFF diretamente na cidade onde o festival nasceu. Participei da produção do evento e me aproximei dos realizadores internacionais do festival”, destaca Túlio. “Diante desse canal direto com os organizadores, quando voltei pra Fortaleza, há três anos, vi quase como uma obrigação o desafio de trazer o festival pra cá, trazendo os grandes nomes do design mundial e contribuindo para que o trabalho dos designers cearenses passe a ter maior visibilidade também no circuito internacional”, aponta.

 

“A escolha pelo Centro Dragão do Mar também foi um modo de inserir o festival em um espaço multicultural e em um equipamento que procura criar pontes no exterior para a divulgação da nossa produção. Incluímos designers cearenses no festival e temos certeza de que esse intercâmbio será muito enriquecedor”, acrescenta.

 

Interação e aprendizado – O formato do OFFF Fortaleza, destacam os organizadores, privilegiará a interação, a troca de ideias e experiências, de um modo espontâneo e informal. “Mais do que se deslumbrar com o que vai ser mostrado pelos grandes artistas internacionais do design, os participantes terão a oportunidade de interagir, dialogar, aprender, em uma atmosfera informal, de troca de ideias. Esse é um diferencial do festival”, enfatiza Túlio Pinheiro.

 

Oportunidade única – os organizadores do OFFF destacam ainda a oportunidade, trazida pelo festival, de profissionais, estudantes e artistas cearenses conviverem e aprenderem diretamente com integrantes de estúdios de design como o Cake e o The Mill (Inglaterra), Lo Siento (Espanha) e o multinacional Mucho, além dos premiados designers brasileiros dos escritórios Lobo e Polegar Opositor.

 

“Todos que ficam sabendo que vai acontecer em Fortaleza um festival de design e artes visuais, trazendo esses nomes, ficam imediatamente entusiasmados. Esses profissionais que estão vindo para o OFFF Fortaleza são aqueles que a gente acompanha pela Internet, pelos portais de design, são as nossas referências, mas que estão distantes da gente”, pontua. “Pela primeira vez, vamos ter a oportunidade de trocar experiências com essas pessoas e conhecer mais sobre como elas trabalham, como chegam a resultados tão incríveis, que chamam a atenção do mundo”.

 

Programação e convidados – o OFFF Fortaleza 2014 tem sua programação distribuída entre os dias 11, 12 e 13 de novembro, com as conferências e os showcases no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A abertura oficial será terça-feira, 11/11, às 19h30min, com uma solenidade seguida, logo de início, de uma das maiores atrações do festival: a conferência com representantes do escritório de design The Mill (EUA e Inglaterra).

 

Na quarta-feira, 12/11, as atividades do OFFF Fortaleza têm início às 16h, com o designer Rafa Soto. Às 17h a oportunidade é de trocar conhecimentos e experiências com o idealizador e fundador do OFFF, Hector Ayuso. Em 15 anos de festival, será a primeira vez que Hector realiza uma palestra. Para privilégio do público cearense. Os criativos integrantes do Polegar Opositor compartilham aprendizados e ensinamentos, com os participantes do festival, a partir das 18h30. Às 19h é a vez dos espanhóis do Lo Siento. Os designers norte-americanos Anton & Irene fecham a noite, dialogando com o público a partir das 20h.

 

Quinta-feira, 13/11, os integrantes do multinacional Mucho abrem os trabalhos do último dia de OFFF Fortaleza, a partir das 16h. Às 17h é a vez dos integrantes do escritório paulistano Lobo, um dos mais aclamados do País. A designer norte-americana Sara Blake encontra o público cearense a partir das 18h30. Fechando a programação do festival, a partir das 19h30, outra das atrações mais esperadas do evento: os britânicos do Cake, um dos mais influentes estúdios de design de todo o mundo.

 

Ingressos à venda –  o OFFF Fortaleza 2014 tem vagas limitadas, de acordo com a capacidade do Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As conferências contarão com tradução simultânea. As vagas serão preenchidas em ordem de demanda e a venda de ingressos já começou, através do site www.bilheteriavirtual.com. O site também mantém um quiosque de vendas no Shopping Del Paseo (Av. Santos Dumont, 3131, 3º piso).

 

No primeiro lote, os ingressos para os dias 12 e 13/11 custam R$ 80 (com meia entrada a R$ 40), para cada dia. A solenidade de abertura e a primeira conferência, no dia 11/11, com os integrantes do estúdio de design The Mill (EUA e Inglaterra) terá entrada franca, com ingressos distribuídos a partir das 10h  do mesmo dia, na bilheteria do Centro Dragão do Mar (um ingresso por CPF).

 

SERVIÇO
OFFF Fortaleza 2014 – Festival de Design e Arte Digital
De 11 a 13 de novembro, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Com os designers, artistas e representantes de estúdios de design The Mill, Lo Siento, Rafa Soto, Mucho, Sara Blake, Lobo, Polegar Opositor, Anton & Irene, Hector Ayuso e Cake
Ingressos: www.bilheteriavirtual.com
Informações e contatos:
www.offffortaleza.com
www.facebook.com/OfffFortaleza

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles