Layout

Ambev abre inscrições para Programa de Trainee Industrial

A Ambev está com inscrições abertas para o programa Trainee Industrial 2015, uma das principais portas de entrada da companhia.

Interessados em se tornar futuros líderes industriais já podem dar o primeiro passo. As inscrições devem ser feitas por meio do site  até o dia 8 de maio. Não há limites de vagas no processo seletivo e o salário dos trainees, que já entram na companhia como funcionários, será de R$5.200.

Podem se inscrever recém-formados nos cursos de engenharia, química, farmácia, agronomia, biologia, ciências da alimentação, biotecnologia e demais cursos relacionados de qualquer parte do Brasil. O processo de seleção analisa aptidões como habilidade para negociação e gerenciamento de pessoas, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país e inglês fluente.

 

O programa investe em treinamento específico fabril e vai treinar os futuros gerentes de meio ambiente, gerentes de qualidade, de processo e de engenharia e mestres cervejeiros. O mestre cervejeiro, por exemplo, não é apenas degustador dos produtos da companhia. O profissional é responsável por garantir o rígido cumprimento dos padrões de qualidade das cervejarias. Ele também avalia todos os insumos e matérias-primas, observando questões como transporte e armazenagem.

 

Além das cervejarias, a companhia direciona também os trainees para suas operações verticalizadas. Estão no grupo plantas como a de Maués (AM), que produz o extrato de Guaraná, Ambev Vidros (RJ), que fabrica garrafas, e as maltarias no Rio Grande do Sul, que produzem um dos principais ingredientes das cervejas, o malte.

Na edição de 2014, o programa teve mais de 32 mil candidatos inscritos. “O Programa Trainee Industrial foi criado há cinco anos e notamos que, após o programa, aumentamos ainda mais o nível de excelência nos processos industriais da companhia. Buscamos jovens que têm brilho no olho e que estejam alinhados à nossa cultura”, afirma Renato Biava, diretor de desenvolvimento de gente ​da Ambev.

Neste ano, a companhia apostou na tecnologia e lançou um portal mais moderno e interativo para os candidatos. O novo site reúne informações de todos os programas além de notícias, dicas e depoimentos de funcionários. Outra novidade é o lançamento #queroserambev. Ao acessar o link da hashtag, o usuário encontrará um feed de publicações sobre os programas da Ambev e assuntos relacionados.

 

O Programa –  ao longo do período do programa, os selecionados passam por todas as áreas da companhia com orientação dos principais executivos e contam com uma grade de treinamentos para acelerar o conhecimento pessoal e profissional. Durante os cinco primeiros meses, os trainees conhecem o processo de produção das unidades fabris; passam pelas áreas comerciais (distribuição e vendas) dos Centros de Distribuição Direta (CDD) e participam de treinamento estratégico na central administrativa, em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev.

Nos meses seguintes, os jovens recebem orientação dirigida para área que optaram, e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Após o programa, os trainees são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementarem a formação com cursos específicos. O programa tem duração de 11 meses.

“O treinamento é dos mais completos dos quais tenho conhecimento. O Trainee Industrial tem a oportunidade de absorver grande conhecimento técnico, pois a maior parte do treinamento é conduzido dentro das fábricas. A integração que temos em cada planta industrial nos permite ter um bom contato com todas as áreas, facilitando a resolução de dúvidas e a imersão nas áreas de maior interesse” conta Franklin Lima, Trainee Industrial 2013.

 

Processo seletivo – é conduzido pela companhia, que dá todo o suporte necessário aos candidatos. Após o término das inscrições, os candidatos selecionados, passarão por teste online de português, inglês e raciocínio lógico; dinâmicas de grupo – que ocorrerão por todo o país – entrevistas individuais, painel de negócios e painel final com presidente e vice-presidentes da companhia. O treinamento começa em agosto deste ano e, além do salário inicial de R$ 5.200, os trainees receberão benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte, abono assiduidade, entre outros.

O período de inscrições para este modelo de treinamento é aberto sempre no primeiro semestre, e é focado em cursos específicos. Anualmente, sempre no segundo semestre, a Ambev também abre inscrição para outro programa de trainee, o chamado Programa de Trainee Ambev. Com mais de 20 anos de existência, este modelo de treinamento seleciona jovens para atuarem em todas as áreas da empresa. O período de inscrições para a próxima edição será anunciado pela companhia a partir de julho.

Recomendado para você