O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), promove uma programação especial para os doadores voluntários de sangue, nesta terça-feira, 21 de abril, das 8h às 16h.

Durante a manhã diversos serviços serão oferecidos aos doadores como: massagem, manicure, aulão de zumba, aferição de pressão e glicemia, vacinação contra sarampo, dentre outros. O evento está sendo organizado com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará e da Fametro.
A Pardal também participa com a distribuição de picolés aos doadores que comparecerem neste feriado ao hemocentro. “Cada um de nós pode fazer a sua parte e contribuir para manter o estoque do Hemoce, que diariamente salva vidas na nossa cidade”, destaca o gerente de marketing da Pardal, Erikson Nascimento.
A programação visa estimular a doação de sangue. De acordo com o Hemoce, essa foi diminuída nos últimos dias por conta do período chuvoso, que dificulta o deslocamento dos cidadãos até o hemocentro, além das gripes, viroses que se manifestam e impossibilitam a doação.
O Hemoce hoje é responsável pelo atendimento de mais de oito milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano e isto só é possível por causa da doação e solidariedade de cada cidadão cearense.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O positivo, O negativo e A positivo. Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos, para doar, precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Onde doar durante o feriado:

Hemocentro Coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo): 8h às 16h
Posto de Coleta no IJF (R. Barão do Rio Branco, 1816, Centro): 13h às 17h30min

Tagged in:

, , ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles