A Advance Comunicação programa o workshop “Advance em Cannes”, resultado da viagem da delegação da agência composta pelos diretores de criação Ed Souza e Fernando Manara, e dos sócio- diretores, Eliziane e Evandro Colares, ao Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
A ideia é compartilhar com a equipe o aprendizado adquirido no evento, promover um novo olhar para a publicidade mundial e provocar os profissionais da agência a pensarem “fora da caixa”.
Abaixo, as impressões de Eliziane Colares, diretora de planejamento da Advance, sobre Cannes 2015:
“O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2015 foi um turbilhão de insights para todos os lados. Agências, anunciantes e players de comunicação, tecnologia e design do mundo inteiro apresentaram cases, pesquisas, produtos, teorias, sistematizações estratégicas e muito resultado. O Festival oferece centenas de possibilidades simultâneas de participação: palestras, wokshops, seminários, cursos, eventos de network etc. Tudo ao mesmo tempo e quase enlouquecedor.
A grande tendência observada é que as Agências de Publicidade estão indo muito além da comunicação. E os anunciantes que estão apostando nisso, estão se dando muito bem. Soluções mais amplas que envolvem tecnologia, design e muita emoção para solucionar problemas e gerar resultados.
Participações de celebridades como o chef Jamie Oliver, a cantora Natalie Imbruglia e Will.i.am, entre outros, deram um charme especial ao evento. Ter a oportunidade de ouvir sobre seus processos criativos também é enriquecedor.
Uma das palestras mais interessantes foi a do Dr. Itiel Dror, Neurocientista Cognitivo, da University College London. Ele discorreu sobre como a neurociência cognitiva é importante para a comunicação. O primeiro ponto é que o cérebro humano não assimila muitas informações ao mesmo tempo. Se não tivermos uma mensagem como foco, não teremos sucesso. O segundo ponto é que as mensagens puramente racionais não são efetivas, se não estiverem amparadas por um elemento emocional que seja marcante. Ele mostrou várias pesquisas práticas neste sentido.
Falou-se sobre os animes e o zen como códigos secretos da criatividade japonesa; sobre a próxima década da mídia social; alongamento da criatividade; marketing experimental; statups; colaboração; disruptura; mobile; multicanais; decodificando a inovação etc.
Enfim, o Festival de Cannes oferece temas para pautas de um ano inteiro”