Um grupo de 15 alunos de escola pública de Fortaleza, na faixa etária entre 14 e 18 anos, teve a oportunidade de aprender inglês durante dois anos e será a primeira turma cearense a se formar no  Programa de Micro-Bolsas de Inglês Access.

 

 

A iniciativa é um programa mundial custeado pelo Departamento de Estado Norte-Americano e aplicado em Fortaleza pelo IBEU-Ceará (Instituto Brasil-Estados Unidos no Ceará), centro binacional com mais de 70 anos de experiência no ensino da língua inglesa e reconhecido pelo Governo Americano. Nesta turma, os alunos selecionados pertencem à EEFM Visconde do Rio Branco.

 

A solenidade de formatura será nesta quarta-feira, 1º de julho, às 18h30min, na IBEU-CE Art Gallery (r. Nogueira Acioly, 891 – Aldeota), reunindo alunos, pais e professores. O Cônsul de Diplomacia Pública Matt Keener, representante do Governo dos Estados Unidos, estará presente ao evento e fará a entrega dos diplomas aos formandos.

 

Cada aluno graduado receberá certificados de conclusão do IBEU-CE e da Embaixada Americana, além de um par de ingressos para o Beach Park, empresa parceira do IBEU-CE. O Top Student, melhor aluno da turma, receberá uma bolsa integral que lhe dará a oportunidade de continuar seus estudos de inglês no IBEU-CE.

 

“Ver esses jovens talentosos terem a oportunidade de se formar e aprender inglês só nos orgulha e engrandece o papel social do IBEU-Ceará, que, mais do que um curso de inglês, é uma instituição de fomento à cultura e ao conhecimento na língua inglesa”, celebra Luis Queiroz Campos, presidente do IBEU-CE.

 

O Programa Access (English Access Microscholarship Program) –  consiste em um programa de bolsas de estudo de inglês com duração de dois anos para alunos da rede pública, incluindo gastos com transporte e material didático. Além do aprendizado da língua, o Access estimula o voluntariado e o desenvolvimento de lideranças juvenis, bem como promove um melhor entendimento da cultura e da sociedade norte-americana. O sucesso do programa auxilia os alunos formados a entrarem em outros programas do governo americano, como o Jovens Embaixadores.

 

Criado em 2004, hoje com turmas em mais de 85 países, o Programa Access começou no Brasil em 2008 nas cidades de São Paulo (SP) e Recife (PE), sendo desenvolvido e implantado atualmente em outras sete cidades brasileiras, sempre por instituições parceiras reconhecidas pelo governo americano no Brasil. No Ceará, o IBEU-CE é a instituição autorizada pelo Governo Americano para conduzir o programa.

 

 

Serviço
Solenidade de Formatura – Primeira Turma no Ceará do Programa Access
Turma de 15 alunos de Escola Pública de Fortaleza
Data: 1º de julho (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Local: IBEU-CE Art Gallery (r. Nogueira Acioly, 891 – Aldeota)

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles