A Unimed conquista quatro das seis categorias do  21º Prêmio de Marketing Unimed, resultado conhecido durante o 12º Encontro de Marketing Unimed, em São Paulo.

“Vivemos um momento em que a marca é muito mais do que um símbolo que diferencia uma empresa, produto ou serviço da concorrência. Marca precisa ter propósito e relação com as pessoas. Neste contexto, temos desenvolvido um trabalho diferenciado para tornar a Unimed Fortaleza uma empresa mais próxima de seus clientes.  Nosso objetivo é  convidar nossos clientes a vivenciar a marca, a fazer parte do nosso mundo não só na hora em que se precisa da assistência médica. Nossa nova estratégia de posicionamento da marca da Unimed Fortaleza tem como desafio, transformar uma cultura focada em doenças em uma cultura que investe na manutenção do bem-estar”, Mariana Matos, Gerente de Marketing.

As seis  categorias contempladas no prêmio são: Campanha Publicitária, Estratégia de Ativação de Patrocínio, Ações no Meio Digital, Ações/ Programas de Relacionamento com o Cooperado, Ações de Endomarketing com o Colaborador e Ações/ Programas de Relacionamento com o Cliente.

Abaixo, as ações vencedoras da Unimed Fortaleza:

O Bicicletar venceu a categoria “Estratégia de Ativação de Patrocínio”. Seu impacto social e os benefícios mútuos para marca, sustentabilidade e população foram os diferenciais mais ressaltados.

“Na categoria Ações/ Programas de Relacionamento com o Cooperado” a Unimed Fortaleza venceu ao apresentar o seu Portal da Transparência, instituído pela atual gestão, ele é um canal direto da presidência da empresa com o médico cooperado. Nele, as principais informações econômico-financeiras são divulgadas para tornar o médico ainda mais próximo e participativo da gestão de sua cooperativa.

Tendo com uma de suas metas de gestão o estímulo à prevenção da saúde, em dezembro de 2014, foi ao ar a campanha da Medicina Preventiva, veiculada nos principais veículos de comunicação de Fortaleza. Elaborada para comunicar o trabalho desenvolvido pela Unimed Fortaleza e estimular uma maior participação dos seus clientes, ela venceu a categoria “Campanha Publicitária”.

O 4º prêmio foi conquistado na categoria “Ações no Meio Digital”. Com um video criado para dar maior amplitude a um viral que repercutia positivamente o atendimento infantil de coleta de sangue, no qual um dos colaboradores do Centro Pediátrico Unimed, de forma carinhosa e divertida, coletava sangue de um garoto de 2 anos, que sorria descontraidamente em um momento tão delicado para uma criança. O vídeo “Cuidar com Carinho faz a diferença”:

[youtube]https://youtu.be/PGWuliJHan8[/youtube]

Critérios de avaliação e Júri
– Conceito criativo: analisa se o conceito criativo utilizado está adequado ao tema proposto, se é criativo, inovador, eficaz e de fácil entendimento pelo público-alvo.
– Estratégia: analisa se a estratégia empregada na concepção é adequada ao objetivo proposto.
– Resultado alcançado: analisa se os resultados foram alcançados de acordo com o objetivo estipulado e com a estratégia utilizada. Ele deve ser apresentado por meio de números, porcentagens e relatórios.
– Identidade da Marca: analisa se a marca Unimed está aplicada de forma condizente com as diretrizes de aplicação da marca e demais informações estratégicas disponíveis na Central da Marca.

O júri técnico é formado por profissionais acadêmicos e de mercado (e que não fazem parte do Sistema Unimed), com formações multidisciplinares para garantir uma maior abrangência na avaliação. Há ainda mais um jurado, representante da Unimed do Brasil, responsável por avaliar a marca e sua aplicação. A votação aconteceu por meio de um hotsite, no período de 1º a 26 de junho de 2015.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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