Experiências, criatividade a arte foram o tripé trabalhado pela Absolut em suas ações e conceito.

Em 2014, Hong Kong e Munique foram escolhidas para sediar dois projetos: o Absolut Art Bar Apocalypse Postponed e o Absolut Art Bar Munich. Já o  Absolut Nights movimentou algumas cidades como Nova York, Joanesburgo, Berlim e São Paulo e rendeu um curta metragem.

Para Recife, a marca  convidou o artista Stephan Doischinoff para dar vida ao projeto de Art Bar, até então inédito no país, e funcionou durante o mês de agosto, até o dia 23, em prédio histórico, no Marco Zero.

O Blog Layout bateu um papo com Patrícia Cardoso, gerente de grupo das marcas white spirits da Pernod Ricard Brasil:

Patrícia Cardoso é Gerente de Grupo das marcas White Spirits da Pernod Ricard Brasil  (crédito: Charles Johnson)

Patrícia Cardoso é Gerente de Grupo das marcas White Spirits da Pernod Ricard Brasil (crédito: Charles Johnson)

Layout –  O Absolut Nights vai além de uma festa? Como definiria?

Patrícia Cardoso  –  Sim, Absolut Nights é a comunicação da marca, que busca a transformação de noites ordinárias em extraordinárias. Absolut Art Bar busca esta tranformação, através do olhar de um artista em como criar um bar, e propor experiências únicas.

Layout   Qual comparativo faria com a campanha Transform Today?

Patrícia – Absolut convida os consumidores a enxergarem como a criatividade pode impulsionar a sociedade e transformar o conceito da noite, onde a noite deixa de ser o principal agente a ser transformado e se torna palco para que as pessoas ganhem a cena e tenham a chance de subverter os padrões estéticos através da transformação do hoje para um futuro melhor, nossa assinatura Transform Today. Transformar noites ordinárias em extraordinárias por meio de experiências artísticas únicas (“Transform the night”) sob a crença de “o futuro não é dado, é você quem cria”. O Transform today é o mote da marca – enquanto Absolut Nights é a comunicação da marca e Absolut Art Bar é um projeto que faz parte da comunicação da marca.

 

Layout  – Virou tendência a busca pela experiência. Qual o desafio da marca ao proporcioná-las?

Patrícia – – Absolut tem em seu DNA criatividade e transformação. Desde sua origem, visa através da criatividade, trazer aos consumidores experiências inusitadas, em parcerias com artistas renomados e up-comming. O desafio é a cada projeto passar adiante a mensagem inspiradora da marca e motivar os consumidores a se arriscar, romper barreiras e criar o seu hoje para colher um futuro incrível e transformador. O objetivo dos nossos projetos é aumentar ainda mais o elo emocional com nossos consumidores, transformando-os em grandes advogados de nossa mensagem.

 

Layout –  Como surgiu a ideia de unir a Absolut à arte?

Patrícia –– Absolut busca derrubar barreiras invisíveis e unir as pessoas em uma experiência inovadora, convidando as mesmas a analisarem seus status quo e desenvolverem novas formas de expressão criativa. É com esse intuito de promover a criatividade e arte que surgiu o Art Bar, um projeto global da vodka Absolut que tem como objetivo central dar carta branca a um artista para que ele possa reinventar o seu conceito de bar e de noite pela criatividade, conectando pessoas a experiências transformadoras, desde a escolha do espaço físico da intervenção até a trilha sonora, programação, cardápio de drinks e comidas.

 

Layout – O que seria o “transformar o conceito da noite”, que a marca reforça?

Patrícia –A marca tem um posicionamento forte de transformar as noites – para que as noites ordinárias sejam extraordinárias por meio de experiências artísticas únicas (“Transform the night”) sob a crença de “o futuro não é dado, é você quem cria”. Absolut convida os consumidores a enxergarem como a criatividade pode impulsionar a sociedade e transformar o conceito da noite, onde a noite deixa de ser o principal agente a ser transformado e se torna palco para que as pessoas ganhem a cena, se conectem, se inspirem pela marca e criatividade para transformar suas relações. Absolut inspira e provoca o consumidor.

 

Layout –  Além de Recife, há previsão de a ação percorrer outros locais? Fortaleza será contemplada?

Patrícia – Nós ainda não temos previsão para realização de outra edição deste projeto no mundo. De qualquer forma, se tivermos outro, não será no Recife, pois não iremos repetir a mesma cidade, e nem o mesmo artista, já que a ideia é sempre trazer ineditismo para as nossas ações de marca.

 

Layout – Qual o valor do investimento?

Patrícia –Não podemos abrir essa informação.

 

Layout  – Vocês contam com parceria de alguma agência? Se sim, é da própria cidade onde a festa é realizada?

Patrícia – Para Absolut Art Bar, todo o conceito foi criado pelo artista sempre próximo da marca, e a produção executada por uma agência.

 

Layout  – Quais planos de comunicação para Absolut?

Patrícia – Para este ano, teremos novidades por vir e elas sempre seguirão esse viés de instigar nossos consumidores a transformar as noites e conectar as pessoas através da criatividade.

 

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles