Os frequentadores do North Shopping Fortaleza, no bairro São Gerardo, poderão realizar um teste de visão gratuito que visa a mapear possíveis problemas. A ação ocorrerá nos dias 18 e 19  de setembro, das 13h às 21 horas.

 

A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito – realizará em Fortaleza a ação Olho Vivo, que tem como objetivo alertar sobre as pessoas sobre a importância dos cuidados com a visão.

 

Voltada à população em geral, o teste de visão é realizado por meio da aplicação doTeste de Snellen. O procedimento é realizado por meio da leitura de uma tabela formada por letras de tamanhos diferentes, numa série de linhas, começando por tamanhos maiores e terminando em tamanhos menores.

 

Caso a equipe de atendimento detecte alguma dificuldade de leitura, a pessoa será orientada a procurar um especialista. A Fundação Abióptica distribuirá material informativo sobre as doenças oculares.

 

“O último Censo do IBGE, realizado em 2010, detectou que 36 milhões de brasileiros utilizam lentes corretivas. Estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou que 50% da população mundial apresenta algum problema relacionado à visão. Trazendo esse dado à realidade brasileira, são 100 milhões de pessoas, portanto, há um universo estimado de mais de 60 milhões de pessoas que não usam lentes corretivas. Boa parte dessas pessoas sequer sabe que precisa, por isso, a  campanha tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de consultar um médico. Essa iniciativa pretende, também, esclarecer o consumidor sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais; orientar sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário”, explica o presidente do Conselho de Administração da Fundação Abióptica, Bento Alcoforado.

A ação será realizada no 3º piso, em frente aos cinemas.

 

Sobre a Fundação Abióptica – A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito – é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão defender os direitos do cidadão – crianças, adolescentes, adultos e idosos – de enxergar direito. A entidade oferece capacitação profissional e oportunidade de emprego a jovens carentes, entre 16 e 19 anos, por meio do curso de Montador Óptico. Desde 2009, 117 jovens de escolas públicas e projetos sociais comunitários tiveram a oportunidade de se formar e iniciar a carreira profissional. Além da oportunidade de aprender uma profissão e de entrar no mercado de trabalho, os estudantes enxergam nessa iniciativa a possibilidade de transformação.

 

Serviço
Ação Olho Vivo – Teste de Visão Gratuito
No North Shopping Fortaleza (Avenida Bezerra de Menezes, 2450, São Gerardo – 3º piso, m frente aos cinemas)
Dias 18 e 19 de Setembro – das 13h às 21h

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles