Ambev comemora, nesta sexta-feira, 18 de setembro, o Dia de Responsa. Pelo sexto ano consecutivo, a companhia mobiliza seus funcionários para celebrar o compromisso da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Serão mais de 34 mil pessoas no Brasil engajadas a conscientizar sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, de não consumir em excesso ou associado à direção.

 

O time de vendedores da Ambev sai às ruas para conversar com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes. Eles pregam cartazes com mensagens alusivas ao consumo responsável e conversam sobre como lidar com situações do dia a dia para evitar o uso indevido de bebidas alcoólicas. Além disso, no Dia de Responsa, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisam suas atividades habituais e se dedicam integralmente a aplicar treinamento aos profissionais de pontos de venda.

 

Ceará –  em Fortaleza, o Dia de Responsa começa com uma visita ao Cuca Barra, onde será realizada uma gincana sobre o tema com os jovens da comunidade. A ação vai atingir cerca de cinquenta jovens. De lá, a comitiva parte para um restaurante de Fortaleza, onde será treinado o time de garçons e funcionários de atendimento ao público sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, consumo excessivo, e a relação perigosa álcool x direção. Essa mesma ação será realizada durante todo o dia nos principais supermercados da cidade, onde o treinamento será ministrado aos caixas e funcionários do setor de bebidas. Mais de 1400 pessoas devem ser treinadas. Funcionários da empresa estarão uniformizados com camisetas adesivadas com a mensagem “um brinde à responsa” e as tags #diaderesponsa e #NO. Também e distribuirão cartazes com o símbolo pelos estabelecimentos.

 

As ações continuam na parte da noite, no Cuca Jangurussu, onde será realizada uma apresentação musical sobre o tema para cerca de  500  jovens da área. No sábado,19 de setembro, serão realizadas blitzes de consumo responsável nos principais bares e restaurantes da cidade.

 

“Nós queremos ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor e sabemos que um mundo melhor não se constrói sozinho. Por isso, trabalhamos em parceria com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes para que também eles se tornem multiplicadores do consumo consciente”, afirma Eduardo França, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.

 

Esporte e consumo responsável –  , a Ambev também marca presença nos gramados do Campeonato. Durante a semana em que se comemora o Dia de Responsa (18 a 27 de setembro), os times do Ceará, Fortaleza, Remo, ABC e América (RN) entrarão em campo com faixas com a mensagem Beber e Dirigir é bola fora, consumo em excesso é pênalti!

 

Brasil –  até o fim do ano, a Ambev somará 350 mil pessoas treinadas em consumo responsável – marca que mostra o investimento e esforço da companhia em promover a conscientização em torno do tema. Criado pela companhia  em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso aborda, de forma dinâmica, a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado. Além de tratar sobre a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e dos perigos do consumo excessivo.

 

A mobilização virtual também vai ser grande. No Dia de Responsa, a empresa usará sua ampla plataforma digital, com sites e perfis em redes sociais institucionais e de suas marcas, para disseminar mensagens de consumo responsável e engajar cada vez mais pessoas. Além disso, clubes de futebol parceiros mudarão a capa do Facebook com imagens sobre o Dia de Responsa e também comentarão sobre a iniciativa no Twitter, enquanto celebridades postarão fotos segurando placas com #diaderesponsa.

 

Comitês Bem Ambev – mais de 800 funcionários que fazem parte dos comitês regionais de voluntariado da Ambev em todo o país vão realizar palestras e blitze de conscientização em bares, restaurantes e festivais gastronômicos para alertar a população sobre os perigos do consumo indevido de bebidas alcoólicas. Estão programadas ações nas cidades de Camaçari (BA), Fortaleza (CE), Sete Lagoas (MG), Jacarepaguá e Piraí (RJ), Viamão (RS) e Jacareí (SP). A expectativa é de que mais 63 mil pessoas sejam impactadas.

 

A Ambev e o consumo responsável – a Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o  Programa Ambev de Consumo Responsável.

 

As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

 

Há, também,  o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site.

Tagged in:

,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles