yPIÓCA4

Está no ar  a primeira campanha da cachaça Ypióca criada pela AlmapBBDO, que começou a trabalhar com a Diageo este ano. Com o conceito “Iniciativa é tudo”, a campanha integrada é composta por filme para TV, vinhetas, mídia impressa e mídia exterior.

Para chegar ao novo posicionamento, a agência realizou diferentes estudos qualitativos. O conceito destaca uma das características principais observadas durante essas pesquisas: o ritual da cachaça começa com a iniciativa de alguém que pede a bebida e convida outras pessoas a saboreá-la, aproximando-as e tornando um momento simples em algo especial e mais divertido.

Com a nova comunicação, Ypióca valoriza os consumidores que saem do automático e saboreiam a cachaça nos encontros com amigos. Também estende o conceito “Iniciativa é tudo” para as suas vidas, valorizando quem faz diferença ao ousar, abandonando a mesmice e a rotina, demonstrando personalidade e autenticidade. Esta ideia é dada de uma maneira bem-humorada no filme de lançamento, “Bicho-preguiça”:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=uKNeTYL_u0U[/youtube]

A mídia impressa e os materiais de ponto de venda foram criados pelo designer Rômolo d’Hipólito. Neles, o conceito é expresso com ilustrações que destacam o encontro de amigos e a diversão ao redor de uma boa cachaça Ypióca. O objetivo da campanha de Ypióca não é apenas relançá-la com um novo posicionamento, mas criar uma imagem para a cachaça com uma identidade clara na comunicação, mostrando que é um produto para ser apreciado.

Tagged in:

, ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles