banners_palco

 

O Museu da Indústria, equipamento pertencente ao Serviço Social da Indústria (Sesi/CE), sedia, de 20 a 22 de outubro o Abedesign + Ceará. Destinado a profissionais de design, empresários e estudantes, o evento tem o intuito de provocar a troca de conhecimento, estimular a inovação e gerar negócios entre empresas de design e os diversos setores e indústrias do estado do Ceará.  A estimativa é que durante os três dias cerca de 500 pessoas compareçam ao encontro.

Estão programados minicursos,  palestras e oficinas ministrados por nomes  como o Diretor da New Greco e professor da PUC (MG), Gustavo Greco; o Diretor da Crama Design Estratégio (RJ), Ricardo Leite; a Diretora da Pande Design e professora da ESPM (SP), Gisela Schulzinger; o cineasta e animador do Akel Estúdios (CE), Diego Akel; o arquiteto e designer Rafael Studart (CE); e o fundador da Tipos do aCASO e professor de UFC (CE), Leonardo Buggy.

O Abedesign + Ceará  tem a parceria e co-realização do Sebrae/CE e o apoio do Museu da Indústria. As inscrições podem ser realizadas aqui.

O Abedesign+  – são eventos organizados pela Associação Brasileira de Empresas de Design e por parceiros locais em todo o Brasil, na tentativa de tornar o tema design mais acessível e relevante. Os eventos acontecerão em 9 estados (sedes regionais da associação) – Minas Gerais, Paraná, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Rio de Janeiro.

A Abedesign+ –  entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje, a Abedesign conta com mais de 200 empresas associadas em todo o Brasil, que mensalmente participam de reuniões para definição de planos de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site .

SERVIÇO:
ABEDESIGN+CEARÁ 2015

Data: 20 a 22 de Outubro
Local: Museu da Indústria – Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza/CE
Horários palestras: 19h30 às 21h
Horários minicursos e oficina: 8h às 17h

Programação ABEDESIGN+CE – Fortaleza/CE

20.10 – Palestra: Gustavo Greco (MG)
Tema: O que as vandas não contam
Local: Auditório Ciclo do Gado | Museu da Indústria
Horário: 19h30 às 21h
Vagas disponíveis: 180 pessoas

20.10 – Minicurso: Diego Akel (CE) | Tema: Animação Livre
Local: Auditório Oiticica | Museu da Indústria
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Vagas disponíveis: 70 pessoas

21.10 – Palestra: Ricardo Leite (RJ)
Tema: Rio450, uma marca aberta para uma sociedade em rede
Local: Auditório Ciclo do Gado | Museu da Indústria
Horário: 19h30 às 21h
Vagas disponíveis: 180 pessoas

21.10 – Oficina (Clínica Tecnológica): Rafael Studart (CE) | Tema: Prototipagem e Marcenaria
Local: TOTAL DESIGN (galpão) – Rua Prof. José Silveira, 182 – Castelão (Referência: Próximo a Av. Dep. Paulino Rocha após a rotatória do Estádio do Castelão)
Horário: 8h às 12h
Vagas disponíveis: 24 pessoas

22.10 – Palestra: Gisela Schulzinger (SP)
Tema: Novos tempos exigem novas atitudes
Local: Auditório Ciclo do Gado | Museu da Indústria
Horário: 19h30 às 21h
Vagas disponíveis: 180 pessoas

22.10 – Minicurso: Leonardo Buggy | Tema: Tipo Certo
Local: Auditório Ciclo do Gado | Museu da Indústria
Horário: 8h às 12h
Vagas disponíveis: 100 pessoas

SOBRE OS PALESTRANTES / FACILITADORES:

Palestrante: GUSTAVO GRECO
Gustavo Greco é sócio e diretor de criação da New Greco, com atuação nas áreas de identidade visual, sinalização e projetos editoriais. O trabalho da empresa configure-se como um exercício cotidiano e contínuo de compartilhamento, renovação e ressignificação por meio de projetos com conteúdo que utilizam a informação como principal insumo. Em pouco espaço de tempo a empresa se tornou uma das mais premiadas do Brasil. Apenas nos últimos três anos podem ser citados Design Lions no Festival de Cannes, D&AD, Grand Prix no Red Dot Design Award, iF Communication Award, London International Awards e Prêmio e Menção na Bienal Iberoamericana de Diseño. Gustavo atua também na área acadêmica, como professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC – Instituto de Educação Continuada PUC MG, e se dedica a iniciativas de difusão do design na sociedade brasileira, integrando a direção nacional da Abedesign. É jurado frequente de premiações no Brasil e no exterior e, sob sua direção de criação, a Greco participou das últimas edições da Bienal Nacional de Design Gráfico (ADG Brasil) sendo destaque no ano de 2013.

Palestrante: RICARDO LEITE
Ricardo Leite é carioca, designer e sócio-diretor de criação da Crama Design Estratégico, com unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Realiza projetos para clientes como: Oi, Vale, GloboNews, BB Mapfre, AVON, IRB Brasil RE, Ipiranga, Metrô Rio, entre outras, com o destaque recente para a criação da marca Rio 450 anos.
Faz parte do Grupo Consultivo de Design da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Membro do Conselho da ABEDESIGN – Associação da Empresas de Design desde 2007 e atual Diretor da Regional Rio da ABEDESIGN. Foi Coordenador regional Rio da ADG/Brasil – Associação dos Designers Gráficos entre 2002 e 2006.
Tem participado como palestrante e/ou expositor em eventos no Brasil e no exterior, assim como recebeu prêmios nacionais e internacionais ao longo de seus mais de 30 anos de carreira.
Tem diversos projetos registrados em livros e publicações brasileiras e internacionais. Autor dos livros: Ver é Compreender, o design como ferramenta estratégica de negócio, prêmio Jabuti como melhor livro brasileiro na categoria Comunicação e Arte; e Ziraldo em Cartaz, onde analisa o design de cartazes realizados pelo famoso artista brasileiro.
Professor da Faculdade Rio Branco – MBA Branding, Gestão de Marcas, disciplinas Identidade Visual de Marcas e Design de Ambientes. Professor na Miami AD School / ESPM, disciplina Branding. Foi professor no Centro Universitário da Cidade entre 1991 e 2012.

Palestrante: GISELA SCHULZINGER
Formada pela ESPM e Pós Graduada em Ciências do Consumo Aplicadas também pela ESPM, atua na área de design há mais de 25 anos e hoje é sócia da Pande Design (Chief Branding Officer e Head de Inovação), agência especializada em desenvolvimento do projetos de Branding e Design Estratégico e Inovação. Presidente da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. Professora do curso de Graduação em Design da ESPM. Professora da ESPM Educação Executiva. Professora dos cursos MBA em Marketing da HSM Educação. Professora da HSM Educação Executiva. Diretora da ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design. Membro do Comitê Gestor do convênio APEX / ABEDESIGN. Membro do Comitê de Branding da ABA. Delegada da Comissão de Design do Brasil no Festival de Cannes. Atua como palestrante nacional e internacionalmente, é jurada de prêmios e concursos como Young Lions Cannes, Prêmio IDEA, Prêmio ABRE, Prêmio D.Catarina de Design entre outros e contribui regularmente com artigos e entrevistas para blogs, jornais e revistas.

Facilitador: DIEGO AKEL
Diego Akel trabalha desde 2002 com ilustração, artes plásticas, fotografia e cinema de animação, e em seus trabalhos procura mesclar todas estas abordagens. Seus curtas-metragens já foram exibidos em festivais e mostras por todo o Brasil e por países como Chile, Argentina, França, Bélgica, Rússia, Eslovênia, Grécia, Polônia e EUA. Foi premiado duas vezes como Menção Honrosa no ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, e em 2014 recebeu o prêmio de Melhor Filme Brasileiro no IV Brasil Stop Motion Film Festival.
Akel também divide seu trabalho em ministrar cursos, oficinas, participar de mesas de discussão e ministrar palestras, já tendo percorrido diversas cidades do Brasil. Em 2014 ministrou a oficina de animação em rotoscopia na prestigiosa Accademia di Belle Arti, em Bolonha, Itália. Também atua como curador, produtor e coordenador de mostras, eventos e programações relativas ao cinema de animação. É o co-criador, curador e diretor geral do ANIMASCÓPIO, projeto voltado ao incentivo e produção de curtas-metragens de animação feitos por artistas visuais brasileiros.
A obra de Diego Akel no campo da animação experimental é reconhecida internacionalmente como referência na área, já tendo seus filmes citados em sites como Colossal, Hypeness e publicações brasileiras especializadas como a revista Filme Cultura. Hoje está desenvolvendo o termo Animação Livre, e pesquisa a animação como uma forma espontânea de criação artística utilizando dispositivos móveis e mesclas de tecnologias e abordagens.

Facilitador: RAFAEL STUDART
Rafael Studart é arquiteto, formado pela UFC. Tem cursos de design de mobiliário em Milão e São Paulo, e foi finalista de concursos nacionais e internacionais no campo de design de produto. Atua primordialmente com design de mobiliário, com foco em objetos de madeira. Está finalizando as ultimas etapas para o lançamento de sua nova marca e coleção.

Facilitador: LEONARDO BUGGY
Buggy é mestre em design pela UFPE; especialista em gestão de empresas pela Fundação Dom Cabral; fundador da primeira digital type foundry nordestina, a Tipos do aCASO, do Laboratório de Tipografia do Agreste, em Caruaru; do Laboratório de Tipografia do Ceará, em Fortaleza; e dos cursos de design gráfico e design de produto da AESO, em Olinda. Também é professor do Curso de Design da UFC, em Fortaleza; da Pós-graduação em Design Estratégico da UNIFACS, em Salvador; e vice-presidente da Comissão Editorial da Serifa Fina. Como músico participou ativamente do Manguebeat tocando baixo no DMP & os Fulanos; como designer conquistou vários prêmios nacionais e internacionais e como autor escreveu três livros, um deles, O MECOTipo, referência no ensino de design brasileiro. Como artista realiza anualmente o trabalho performático carnavalesco Sopa de Letrinhas e está produzindo o projeto transmídia Conversas com o Tipógrafo J. Borges.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles