Amigos em Ação

 

 

A campanha Amigos em Ação 2015 chega à sua 24ª edição, de forma ininterrupta, unindo empresários e apoiadores em prol de entidades filantrópicas. Com o objetivo de despertar a solidariedade diariamente, o lançamento oficial deste ano será no dia 28 de outubro, às 11 horas, no auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis (Av. Senador Virgílio Távora, 150, Meireles). 

Nesta edição, seis instituições serão beneficiadas com as doações:  Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém (ABENJ), Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor, Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés (SAERG)  e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Elas foram criteriosamente avaliadas e selecionadas pelos 44 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 46 entidades indicadas este ano.

“Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda, para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho. 

O movimento mantém, também, desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou há dez anos a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta por cerca de 50 instrumentistas com idade entre dez e quinze anos. Hoje, a Banda possui mais dois núcleos nas comunidades de Machuca e Sítio Guarda, distritos do município de Aquiraz, atendidos por alunos multiplicadores, atingindo um total de 300 alunos. 

Trabalho, o equilíbrio da vida_Expedito Lima_ok

Tradicionalmente, todos os anos, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano a obra tema “Trabalho, o equilíbrio da vida” do artista plástico Expedito Lima ilustrará as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da campanha.                                                                        

A obra tema e outras obras de arte serão expostas para visitação pública gratuita na VII Exposição de Obras de Arte Amigos em Ação que será realizada entre os dias 20 de novembro e 6 de dezembro, na galeria Casa D’Arte, Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota. Entre os artistas parceiros do projeto estão Caetana Alcântara, Francisco Bandeira, Sergei de Castro, Maurício Cals, Ascal, Mano Alencar, Fernando Rodrigues, Vlamir de Sousa, Vando Figueirêdo, Tarciso Viriato, entre outros. 

A obra “Trabalho, o equilíbrio da vida”, assim como as outras 73 obras de arte doadas por 53 artistas, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas, fazem parte do tradicional Leilão de Obras de Artes, que está em sua 12ª edição, e será realizado no dia 12 de dezembro. Toda renda arrecadada será revertida para os projetos do Amigos em Ação. 

O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1500 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 24 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 355 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2014 foram arrecadados 33 toneladas de alimentos, 7% a mais que a meta estabelecida para arrecadação. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar, mais uma vez, o alvo de 30 toneladas. 

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles