Startup Weekend Youth será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, no Espaço FB Ideias – Centro de Inovação e Empreendedorismo da Organização Educacional Farias Brito. O evento, exclusivo para jovens de ensino médio, com idades entre  14 e  19 anos, tem por objetivo estimular a criatividade e preparar a próxima geração de empreendedores. As inscrições estão abertas no site.

 

Oriundos de escolas públicas e privadas, os 60 adolescentes aguardados serão imersos em 54 horas de planejamento e proposição de ideias. Estudantes e mentores, incluindo desenvolvedores, designers e entusiastas, se unirão em equipes para a criação de startups (negócios digitais), tais como aplicativos, portais, redes sociais e dispositivos eletrônicos.

 

Para isso, contarão com 12 mentores e a avaliação de jurados, como Mariana Fonseca, futurista pela Singularity University, instituição situada na NASA, no Vale do Silício (EUA), co-criadora do Por Vir, maior portal de inovação na educação do Brasil, e co-fundadora d’A Corrente do Bem. Além dela, estão confirmados: Eduardo Rocha, da Venture Capital Triaxis Capital; Daniel Almeida Chagas, professor universitário, maker e co-fundador do ForHacker Space; Leonardo Leitão; diretor de negócios e projetos especiais da Leme Digital, e Carlos Alan, co-fundador da startup Agenda Kids.

 

O Startup Weekend é um evento internacional sem fins lucrativos e organizado por voluntários, em que jovens se unem para compartilhar ideias e criar startups. Com mais de 13 mil negócios criados, 1500 edições realizadas em mais de 800 cidades e 97 países, o Startup Weekend é considerado o maior evento de startups do mundo.

 

 Programação – No primeiro dia, cada participante vai ter um minuto para apresentar sua ideia ao público do evento. As mais votadas serão selecionadas para serem postas em prática durante o fim de semana.  Formadas as equipes, cada uma terá dois dias para se dedicar e desenvolver a ideia escolhida. Os grupos aprenderão a desenvolver um modelo de negócio, a identificar o seu cliente, construir um protótipo e ao final apresentá-lo para uma banca de jurados que irá julgar e eleger as melhores ideias.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles