coca

 

 

Nesta terça-feira, 19 de janeiro, em evento em Paris, o Chief Marketing Officer da Coca-Cola, Marcos de Quinto, anunciou a nova estratégia de marketing global de “marca única”, que, pela primeira vez na história da empresa, reúne Coca-Cola, Coca-Cola Light/Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life sob o posicionamento de marca da Coca-Cola em uma única campanha criativa – “Sinta o sabor”.

 

A estratégia de “marca única”:

 

  • Estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões, unindo a família Coca-Cola sob a marca de bebidas número um do mundo.
  • Ganha vida por meio de uma campanha global – “Sinta o sabor” (“Taste the feeling”) – que usa narrativa universal e momentos do cotidiano para se conectar com consumidores em todo o mundo.
  • Apresenta o produto no centro da ideia criativa, celebrando a experiência e o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola.
  • Reforça o compromisso da companhia de oferecer opções, permitindo aos consumidores escolher a Coca-Cola que melhor se adapte a seu gosto, seu estilo de vida e sua dieta, em vários tamanhos de embalagem.

 

“Todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo buscam uma Coca-Cola gelada”, disse Marcos de Quinto, Chief Marketing Officer da Coca-Cola Company.  “A nova estratégia de ‘marca única’ compartilhará o valor da Coca-Cola com todos os produtos da marca, reforçando nosso compromisso de oferecer opções aos consumidores com mais clareza. Este é um robusto investimento por trás de todos os produtos Coca-Cola, mostrando como todos podem desfrutar de uma Coca-Cola supergelada, com ou sem calorias, com ou sem cafeína”.

 

Quinto acrescentou:  “Mais do que nunca, reconhecemos que as pessoas querem sua Coca-Cola de maneiras diferentes, mas, qualquer que seja, querem uma Coca-Cola com excelente sabor e refrescância. Por meio da estratégia de ‘marca única’, passaremos de múltiplas campanhas de marca para uma única campanha de marca icônica”.

 

“Sinta o sabor” será lançada em vários momentos ao longo de 2016 em todos os mercados do mundo, e ganhará vida por meio de vários elementos, inclusive:

  • 10 comerciais de televisão
  • Mais de 100 imagens da campanha
  • Novo sistema de identidade visual
  • Novas canção-hino e assinatura de áudio
  • Experiência digital interativa compartilhável e customizável

 

A campanha criativa está ancorada nos fundamentos da marca Coca-Cola – a fonte Spencerian script, o disco vermelho e a garrafa de vidro.

 

A Coca-Cola reuniu mentes criativas globais de 10 diferentes agências para iniciar o processo de desenvolvimento e, no fim, os 10 comerciais de televisão criados para a campanha foram produzidos por: Mercado-McCann (Argentina), Sra. Rushmore (Espanha), Santo (Argentina) e Ogilvy & Mather New York. Os spots dão ao espectador visões rápidas, mas íntimas de histórias, sentimentos e experiências do dia a dia que as pessoas compartilham ao saborear uma Coca-Cola gelada.  No encerramento de cada comercial, a família de produtos da marca registrada Coca-Cola se une sob o  disco vermelho da Coca-Cola.

 

“Não há nada parecido com o sabor de uma Coca-Cola supergelada”, diz Rodolfo Echeverria, vice-presidente mundial de Criação, Conexões e Digital.  “Os materiais criativos da campanha foram projetados para celebrar a ideia de que o simples prazer de beber uma Coca-Cola supergelada faz qualquer momento mais especial.  Os momentos e a narrativa universais retratados na campanha foram criados para ecoar junto a nossos consumidores globalmente.  As mesmas imagens e material criativo para televisão exibidos no Japão serão também vistos na Itália, no México e em todo o mundo”.

 

No Brasil – Cada mercado terá seu cardápio de peças a serem apresentadas ao público. No Brasil, a campanha terá inicialmente dois comerciais: Hino (Mercado-McCann) e Break-up (Santo).

 

“Hino”, principal spot para televisão, mostra uma série de momentos comuns ligados por uma Coca-Cola, como patinar no gelo com amigos, um primeiro encontro, um primeiro beijo e um primeiro amor. O tema musical do filme é a canção-hino “Taste the feeling”.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=xNcPFlXw4_I[/youtube]

 

Já “Break-up” acompanha a jornada de um jovem casal que tem um romance, vivencia um rompimento e, por fim, se reconcilia, com a Coca-Cola desempenhando um papel íntimo em cada fase do relacionamento. O anúncio apresenta a música “Made for you” com a voz do artista emergente Alexander Cardinale.

 

[youtube]https://youtu.be/_xp2T_TooF0?list=PLCIVZWq1FAwdW2oKX3DyUkb4VFa-tOgQ1[/youtube]

 

Uma das versões do hino “Taste the feeling” que estarão na campanha será interpretada por Conrad Sewell, novo talento da música, nascido em Londres e criado na Austrália. Seu primeiro single, “Firestone”, foi um sucesso, que gerou 300 milhões de streams no Spotify e mais de 3 milhões em vendas em todo o mundo.

 

[youtube]https://youtu.be/xa6mLZf5HVw[/youtube]

 

A campanha também traz uma nova assinatura de áudio inspirada nos sons da experiência de saborear uma Coca-Cola – o estalo da tampinha, a chiado da efervescência e, por fim, as reações de satisfação após tomar Coca-Cola. A nova assinatura de áudio será usada durante toda a campanha.

 

Dando sequência a uma parceria que começou em 2014, a Coca-Cola também escolheu o renomado compositor e produtor Avicii para produzir uma versão remixada do hino. Ele produzirá também versões para as campanhas da Eurocopa da UEFA 2016TM e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

A nova campanha apresenta mais de cem imagens da campanha feitas pelos fotógrafos de moda Guy Aroch e Nacho Ricci, capturando momentos de pessoas de todo o mundo saboreando uma Coca-Cola gelada no dia a dia. As imagens serão usadas em publicidade impressa, mobiliário urbano, no interior das lojas e em mídia digital.

 

Para a mídia digital, a nova campanha global contou com importante participação do Brasil. A plataforma de comunicação em tempo real da Coca-Cola Brasil, o Real Time Marketing, única na companhia e considerada um exemplo para a operação mundial, produziu 20 vídeos de 15 segundos, batizados de Thirstygrams”, desenvolvidos pela agência Mutato — agência digital do grupo JWT –, para serem veiculados no Instagram da companhia em vários países.

 

 

Tagged in:

, ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles