Layout

Publicidade e as políticas de representação, na UFC

aula_inaugural_final

 

O curso de Publicidade e Propaganda e o Mestrado em Comunicação da UFC promovem nesta quinta, dia 28 de abril, às 8 horas, aula  inaugural com Édison Gastaldo, autor do livro “Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica”.

O autor vai discutir a dimensão política das representações sociais empregadas pelo discurso publicitário. A partir das teorias da representação social, ele analisará como as disputas de sentido presentes no discurso publicitário são tratadas como ações sociais com viés político, envolvendo grupos empresariais, poderes públicos, veículos de mídia e movimentos de sociedade civil organizada, em questões como gênero, eticidade e classe social.

O convidado  – Édison Gastaldo tem graduação em Publicidade (UFRGS, 1992), mestrado em Antropologia Social (UFRGS, 1995), doutorado em Multimeios (UNICAMP, 2000) e pós doutorados em Sociologia (Univ. Manchester, 2000) e em Antropologia Social (MN-UFRJ, 2009). É autor dos livros “Pátria, Chuteiras e Propaganda” (AnnaBlume 2002), “Erving Goffman, desbravador do cotidiano” (Tomo, 2004), “Nações em Campo: Copa do Mundo e identidade nacional” (com Simoni Guedes, Intertexto, 2006), “Publicidade e Sociedade” (Sulina, 2013) e “Etnomnetodologia & Análise da Conversa” (com Rod Watson, Vozes, 2015). Atualmente, é docente e pesquisador no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e coordenador geral do Projeto Torcedores, financiado pelo Ministério dos Esportes e CNPq.

 

Serviço: 
Palestra “Publicidade e políticas de representação” com Édison Gastaldo
Dia 28 de abril de 2016, às 8 horas, na sala CS105 do Instituto de Cultura e Arte da UFC (Campus do Pici)
Aberto ao público

 

 

Recomendado para você