Unicef 1

Unicef lança a plataforma Team Unicef – Mova-se pelas Crianças para proteger meninas e meninos brasileiros, combinando a atividade física e a tecnologia móvel.

A participação ocorre em dois movimentos: primeiro, o usuário é convidado a correr ou caminhar cinco quilômetros – que não precisam ser percorridos de uma só vez – ao ar livre para desbloquear uma doação de R$ 5 para o Unicef vinda de parceiros corporativos. Depois, ele é incentivado a realizar ações concretas para proteger crianças e adolescentes por meio do aplicativo Proteja Brasil.

O aplicativo promove o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes ao identificar os tipos de violações e facilitar o processo de denúncia.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YSNCwrFhpFo[/youtube]

Como funciona o Team Unicef – Mova-se pelas Crianças – Para participar desse time, basta acessar o site e sincronizá-lo com um aplicativo de atividades físicas já disponível gratuitamente no mercado. O usuário é convidado a correr ou caminhar cinco quilômetros ao ar livre até 18 de setembro e, com isso, desbloquear uma doação. Cadeirantes também podem participar.

Após os cinco quilômetros, o usuário pode continuar realizando outras atividades, como responder a um quiz sobre direitos de crianças e adolescentes e baixar o aplicativo Proteja Brasil. Dessa forma, pode acumular pontos e concorrer a camisetas do Team Unicef e uma viagem para conhecer uma iniciativa do Unicef no Brasil.

Team UNICEF – Mova-se pelas Crianças conta com o apoio de personalidades que vão ajudar a dar visibilidade para a campanha. O embaixador do UNICEF no Brasil Lázaro Ramos e o apresentador Luciano Huck atuam juntos no vídeo de lançamento e desafiam o público e outras personalidades a participar da iniciativa.

Renato Aragão, embaixador do Unicef no Brasil, e sua filha a atriz Livian Aragão também participam da ação.

A campanha quer alcançar os mais de 7,5 milhões de usuários de aplicativos de atividade física e estimular as pessoas a praticar esporte. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013, 45,9% dos brasileiros com 15 anos ou mais eram sedentários.

 Proteja Brasil – O Brasil avançou na garantia dos direitos da infância e adolescência, mas a violência ainda afeta meninos e meninas do País, principalmente os mais vulneráveis. Crianças e adolescentes são as principais vítimas de denúncias do Disque 100. Em 2015, foram registrados mais de 80.437 casos de negligência ou violência contra crianças e adolescentes (58% do total reportado ao Disque 100).

Para enfrentar essa situação, o Team Unicef dá algo concreto para que as pessoas se engajem no enfrentamento da violência contra meninas e meninos. Os usuários serão mobilizados a baixar o aplicativo Proteja Brasil, que facilita o processo de denúncias de situações de violações de direitos de crianças e adolescentes. A denúncia pode ser feita online e de forma anônima.

Team Unicef – Mova-se pelas Crianças é uma iniciativa do Unicef, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Save the Dream, um programa que implementa e inspira atividades de empoderamento de jovens.

A ação conta com o apoio da agência de publicidade Ogilvy Brasil.

Tagged in:

, ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles